Uma alergia a amêndoas, como todas as alergias alimentares, é causada por uma reação imune contra uma proteína encontrada na comida. Embora as amêndoas pareçam causar os menores problemas de alergia, você pode desenvolver uma alergia contra as proteínas encontradas na castanha. A alergia à amêndoa crua pode se desenvolver se você comer a castanha e seu sistema imunológico confundir suas proteínas com substâncias nocivas; na próxima vez que você comer amêndoas, seu corpo rapidamente reconhecerá a proteína e desencadeará uma reação alérgica contra ela.
Reação imunológica
Seu sistema imunológico evoluiu para protegê-lo de partículas estranhas, como bactérias, vírus e toxinas. Quando seu corpo encontra essas partículas nocivas, seu sistema imunológico trabalha para destruir esses invasores, engolfando-os com glóbulos brancos e eliminando-os com anticorpos. Como resposta a uma reação imunológica, seu corpo gera moléculas que promovem a inflamação para ajudar a limpar as partículas invasoras de forma mais otimizada. Embora a reação mais tipicamente imunológica seja gerada em resposta a moléculas prejudiciais, às vezes seu sistema imunológico pode confundir moléculas estranhas inofensivas como proteínas em alimentos como perigosas.
Anticorpos
Anticorpos são mediadores eficazes da imunidade que reconhecem uma molécula específica entre milhões de outras moléculas. Seu corpo pode gerar anticorpos específicos contra qualquer molécula estranha. Uma vez gerados, os anticorpos se ligam à molécula, como uma toxina bacteriana ou uma proteína encontrada na superfície de um micróbio, e ajuda a eliminar a partícula com a ajuda de glóbulos brancos ou outras moléculas imunológicas. Existem cinco classes de anticorpos, ou imunoglobulinas, que diferem em suas ações. O tipo mais comum é o IgG gerado em resposta a infecções microbianas. Outra classe de anticorpos, chamada IgE, é gerada em alergias e como resposta a infecções parasitárias.
IgE
O anticorpo IgE difere de outras classes de anticorpos pela sua capacidade de ativar certos glóbulos brancos, incluindo mastócitos, basófilos e eosinófilos. A IgE em si não causa alergia, mas a ativação dos mastócitos e a produção de mediadores imunes resultantes desencadeiam uma reação alérgica. Se o seu corpo confunde a proteína da amêndoa como perigosa, ela gera um anticorpo IgE específico contra ela. A IgE liga a proteína e ativa os mastócitos. Os mastócitos começam a secretar moléculas que produzem inflamação e sintomas de alergia. Uma das liberações de mastócitos mediadores é a histamina, uma molécula vasoativa que aumenta o fluxo sanguíneo local, a permeabilidade vascular e a contração do músculo liso. Quando você come amêndoas, em poucos segundos sua garganta pode inchar e ficar inflamada devido a essas ações da histamina no tecido que envolve sua boca e garganta. Em casos graves, a ativação dos mastócitos pode levar à anafilaxia sistemática que causa ampla permeabilidade vascular, levando a uma queda da pressão arterial, constrição das vias aéreas e dificuldade para respirar. Esta condição precisa ser tratada rapidamente com uma injeção de epinefrina e pode ser fatal.