Definição de Agitação
De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a agitação pode ser definida como um período de extrema tensão, irritabilidade e excitação. Se você está agitado, você pode andar, roer as unhas, mexer na roupa ou no cabelo e não conseguir ficar parado. Agitação severa pode levar a comportamentos de auto-agressão, como morder o lábio e arranhar ou rasgar a pele. Pessoas agitadas podem ser combativas, gritando ou fisicamente atacando aqueles que tentam ajudar.
Definição de ansiedade
Os Institutos Nacionais de Saúde define ansiedade como uma resposta saudável e normal para determinadas situações. A excitação faz com que você seja cauteloso e consciente do que a cerca, aguça os seus sentidos e encoraja você a tomar medidas ativas. Um transtorno de ansiedade, por outro lado, pode ser limitante da vida. Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, os transtornos de ansiedade podem causar sintomas físicos dolorosos, como dores de cabeça e desconforto gastrointestinal, e podem levá-lo a evitar situações que desencadeiem o medo.
Diferenciando entre os dois
Ambos os transtornos podem causar sintomas semelhantes. Para decidir se você está sofrendo de agitação ou ansiedade, considere seu humor geral. Você está com medo? Você está bravo? Você consegue identificar uma situação ou evento específico que desencadeie seus sentimentos? Por exemplo, algumas pessoas ficam ansiosas ao fazer um discurso ou voar em um avião. Agitação não é geralmente desencadeada por um evento específico.
Pode-se causar o outro?
A agitação é um sintoma comum de ansiedade severa. As substâncias químicas no cérebro que causam ansiedade podem, em grandes quantidades, levar à agitação. Da mesma forma, algumas pessoas desenvolvem medo de ficarem agitadas. Se você tem esse medo, então a agitação pode levar à ansiedade.
No entanto, não é correto dizer que uma das duas condições causa a outra, porque ambas podem, em última análise, ser atribuídas a outras causas específicas. As causas variam de pessoa para pessoa, e apenas um profissional de saúde mental pode diagnosticar com precisão a sua condição e suas causas.
Conseguir ajuda
Tanto a agitação quanto a ansiedade podem piorar com o tempo se não forem tratadas adequadamente. Se você tiver sintomas de qualquer condição, é importante procurar ajuda. Pergunte ao seu médico de família para um encaminhamento para um profissional de saúde mental, como um terapeuta ou psiquiatra. Prepare-se para a sua consulta, mantendo um diário de seus sintomas, sua gravidade e possíveis eventos desencadeantes.