casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

As melhores drogas para ansiedade social

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH), a ansiedade social é um tipo de transtorno mental que faz uma pessoa irrepreensível em público. As pessoas com ansiedade social têm um forte receio de serem julgadas pelos outros ou ficarem constrangidas com o que pode acontecer com elas numa dada situação social. A Clínica de Ansiedade Adulta da Temple University lista o falar em público e apresenta-se em reuniões como exemplos de tais situações sociais e continua dizendo que a ansiedade social tem um efeito negativo no desempenho no trabalho e nas relações pessoais. Segundo a Clínica Mayo, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) são os melhores medicamentos para a ansiedade social.

Paroxetina (Paxil)

Segundo a Drugs.com, a paroxetina é uma medicação ISRS prescrição oral que tem eficácia clinicamente comprovada para o tratamento da ansiedade social. Os pacientes inicialmente tomam 20 mg uma vez ao dia, de preferência de manhã, e o regime de tratamento geralmente dura 12 semanas. Não está claro se o tratamento com paroxetina para ansiedade social é útil após 12 semanas. O médico do paciente deve diminuir gradualmente a dose de paroxetina quando for a hora de interromper a terapia. Efeitos colaterais comuns associados à paroxetina são náuseas, boca seca, diminuição do apetite e da libido, e ejaculação anormal, diz Drugs.com. É importante saber que estudos clínicos de curto prazo mostraram que a paroxetina aumenta o risco de pensamentos e comportamentos suicidas em pacientes com menos de 24 anos. Para pacientes com mais de 24 anos, esse risco aumentado não é aparente.

Sertralina (Zoloft)

A Clínica Mayo diz que a sertralina é um tratamento de prescrição oral para a ansiedade social que se enquadra na classe de medicamentos inibidores da recaptação da serotonina. A dose oral para adultos para ansiedade social é de 25 mg uma vez por dia. Esta dose pode aumentar, mas não deve exceder 200 mg por dia. O paciente pode não se sentir melhor até quatro ou mais semanas após o início do tratamento. Alguns pacientes podem exibir agitação, irritabilidade ou pensamentos e tendências suicidas enquanto tomam sertralina, diz a Mayo Clinic. O médico do paciente deve saber sobre esses comportamentos imediatamente. Efeitos colaterais comuns da sertralina incluem estômago azedo, diminuição do apetite, diarréia e dificuldade para dormir.

Fluoxetina (Prozac)

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (USNLM), a fluoxetina é uma medicação SSRI prescrição oral que pode tratar a ansiedade social e várias outras condições mentais. Está disponível em cápsula, comprimido e solução oral. Os médicos prescrevem a fluoxetina como uma dose matinal diária ou como uma dose de manhã e meio dia duas vezes ao dia. Os doentes geralmente iniciam com uma dose diária baixa (10 mg), para serem gradualmente aumentados pelo médico. É possível que o paciente necessite de quatro ou cinco semanas de tratamento para alcançar o efeito completo da fluoxetina, diz o USNLM. Quando o curso do tratamento terminar, o médico diminuirá gradualmente a dose para que os sintomas de abstinência não ocorram. Efeitos colaterais comuns da fluoxetina são nervosismo, náusea, boca seca, perda de apetite, perda de peso e alterações no desejo sexual ou habilidade. É importante ressaltar que, durante os ensaios clínicos com fluoxetina, um pequeno número de pacientes com menos de 24 anos teve pensamentos ou tendências suicidas.