Pensou-se por muitos anos que a dieta não poderia influenciar a artrite. Mas pesquisas e ensaios clínicos mostraram agora que esta doença inflamatória pode, de fato, ser tratada, assim como agravada, através da dieta. Alimentos que podem causar mais problemas para os indivíduos com artrite, que produz inchaço doloroso das articulações, incluem aqueles dos grupos de carne e laticínios. Evitar o glúten também pode ser benéfico no controle de crises de artrite.
Antecedentes de Doenças
A artrite é uma classe de doença que inclui osteoartrite e artrite reumatóide. A osteoartrite envolve a perda de cartilagem nas articulações, especialmente joelhos, dedos, coluna e quadris, bem como o crescimento excessivo de ossos nas articulações. Mais de 20 milhões de americanos sofrem de osteoartrite, com a maioria deles com mais de 45 anos. Mais de 2 milhões de americanos sofrem de artrite reumatóide, uma forma muito mais agressiva de artrite. As articulações dolorosas e inflamadas são características da artrite reumatóide. O papel da dieta pode ser importante no controle dos sintomas da artrite reumatóide e da osteoartrite.
Evitar a carne pode ter o efeito mais profundo no controle dos sintomas da artrite, como demonstrado em um estudo publicado em 1999, no "American Journal of Clinical Nutrition". O estudo testou os efeitos de uma dieta vegana, livre de glúten, por 3,5 meses e, em seguida, uma dieta lacto-vegetariana (permite laticínios, exclui carne e ovos) por nove meses em pacientes com artrite reumatóide. No final do estudo, os pacientes nos grupos vegetarianos apresentaram melhora significativa quando comparados com o grupo controle.
Pesquisa vegan e sem glúten - Um estudo publicado no "Journal of Alternative and Complementary Medicine". "em 2002 testou os efeitos de uma dieta vegana muito baixa em gordura em pacientes com artrite. O resultado foi uma diminuição significativa em todas as medidas da sintomatologia da artrite reumatoide, exceto pela rigidez matinal. Um estudo publicado em "Reumatologia" em 2001 também testou os efeitos de uma dieta vegan livre de glúten em comparação com uma dieta não-vegetariana bem balanceada por um ano. Um maior número de pacientes no grupo vegan sem glúten experimentou melhora nos sintomas em comparação com o grupo controle. De acordo com esses estudos, os alimentos mais propensos a induzir surtos de artrite são alimentos de origem animal e glúten.
Pesquisa diz: O Comitê de Médicos para a Medicina Responsável destaca uma pesquisa de 1989 com mais de mil pacientes com artrite que revelaram alimentos pensado para agravar os sintomas da artrite. Segundo a pesquisa, os principais alimentos eram carnes vermelhas, gorduras, açúcar, sal, cafeína e plantas de nightshade, como tomate e berinjela. O comitê também lista 10 dos principais alimentos causadores de artrite a serem evitados. Eles incluem produtos lácteos, milho, ovos, carne, trigo, tomate, batata, frutas cítricas, nozes e café.
, , ] ]