casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Doença de Lyme e Ombros

O carrapato Ixodes é responsabilizado pela propagação da doença de Lyme, que é a infecção transmitida por vetores mais comum nos EUA. Se diagnosticada precocemente, Lyme é geralmente curada com antibióticos. Infelizmente, muitas pessoas não percebem que foram picadas por um carrapato e negligência em procurar tratamento.

A artrite de Lyme, que pode causar dor no ombro, é o problema mais comum associado ao estágio três ou à doença de Lyme crônica. A detecção precoce e medidas preventivas simples podem ajudar a reduzir a incidência de Lyme e evitar a dor no ombro associada à doença de Lyme crônica.

Infecção e estágios da Lyme

O carrapato Ixodes é o portador de muitos organismos conhecidos como espiroquetas. . A espiroqueta que transmite Lyme chama-se Borellia burgdorferi. O carrapato deve permanecer ligado à pele por aproximadamente 24 horas para passar a espiroqueta.

O estágio um, ou doença localizada precocemente, dura de dias a semanas. Os sintomas podem incluir uma erupção cutânea com um centro pálido com um anel vermelho brilhante ao redor do local da picada do carrapato. A erupção é geralmente acompanhada de febre, dor de cabeça e fadiga. Aproximadamente 20% daqueles diagnosticados com Lyme não apresentam a característica erupção cutânea. O estágio dois, ou doença disseminada precoce, ocorre semanas a meses após a picada inicial da carraça. Sintomas adicionais podem incluir dor no pescoço, conjuntivite e inchaço dos gânglios linfáticos. Estágio 3, ou infecção persistente ocorre dentro de meses a anos após a picada inicial do carrapato. Neste momento, pode haver problemas cardíacos, como cardite de Lyme, comprometimento da memória e dor nas articulações. A dor no ombro associada a Lyme crônica é chamada de artrite de Lyme.

Omoplatas doloridas com Lyme

"Aproximadamente sessenta por cento das pessoas com doença de Lyme não tratada desenvolverão artrite", escreve o Dr. Allen C. Steere, que publicou numerosos artigos sobre a doença de Lyme. Essa dor pode durar meses. Pessoas com artrite de Lyme têm episódios de inchaço e dor nas articulações, principalmente nas articulações grandes, incluindo os ombros. Os episódios dolorosos são geralmente breves e seguidos por períodos de remissão.

Tratamento para os ombros doloridos

Pacientes tratados com antibióticos adequados nos estágios iniciais da doença de Lyme geralmente se recuperam completamente. Os médicos geralmente prescrevem antibióticos como doxiciclina quando Lyme é diagnosticado. Os ombros doloridos provocados pela artrite crônica de Lyme também podem responder a analgésicos de venda livre, como o Tylenol. Outro grupo de drogas usadas para tratar a artrite é chamado de AINEs. Este grupo inclui aspirina e ibuprofeno. "Both target pain and inflammation.", 3, [[Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicação.

Prevenção

O vestuário de proteção em áreas lenhosas é importante.Mesmo as formas imaturas do carrapato Ixodes, chamadas de larvas e ninfa, podem transmitir a espiroqueta à sua pele pela morder e eles são difíceis de detectar por causa de seu pequeno tamanho. Outras medidas preventivas incluem evitar áreas infestadas por carrapatos, uso de repelentes de insetos e verificar com frequência a si e seus animais de estimação quanto a carrapatos.