O exercício proporciona muitos benefícios à saúde e tem um impacto significativo em muitos processos em seu corpo. Por exemplo, você afeta tanto a inflamação aguda quanto a crônica ao se exercitar. Você pode experimentar inflamação aguda após o exercício, reduzindo seu nível geral de inflamação sistêmica. A inflamação aguda que ocorre após o exercício pode causar desconforto temporário, mas a redução da inflamação crônica pode ter um efeito positivo a longo prazo na sua saúde.
Exercícios regulares podem ter um impacto muito positivo ", 3, [[Exercício pode melhorar seu humor, estimulando a produção de vários produtos químicos no cérebro que promovem a felicidade e reduzem o estresse. Além disso, o exercício pode protegê-lo de doenças crônicas como osteoporose, câncer e diabetes tipo 2. Pessoas que trabalham com freqüência também são capazes de manter um melhor controle de seu peso e tendem a ter um elevado nível de energia e desejo sexual.
Processo de Inflamação Você pode separar a inflamação em duas categorias, inflamação aguda que ocorre durante um curto período de tempo e inflamação crônica que acontece ao longo de prazos mais longos. A inflamação aguda ocorre imediatamente após uma lesão. O fluxo sanguíneo aumentará na área ao redor da lesão, e os fluidos, as proteínas do sangue e os glóbulos brancos se moverão para o tecido. A inflamação geralmente faz parte de uma resposta imunológica saudável; No entanto, às vezes, esse processo se torna descontrolado. Isso pode levar a um estado de inflamação crônica que pode desencadear o desenvolvimento de doenças como aterosclerose e câncer. Exercício e Inflamação Aguda
Exercício extenuante pode causar lesões em seus músculos ou articulações e levar à inflamação aguda. Você pode evitar algumas lesões induzidas pelo exercício, evitando o esforço excessivo e garantindo que você use a técnica adequada durante o treino. Durante o exercício normal, no entanto, algumas pequenas lesões musculares ainda podem ocorrer. Micro-lesões geralmente são acompanhadas por dor muscular de início tardio e geralmente curam rapidamente.
Exercício e Inflamação Crônica
A inflamação sistêmica é um componente crítico no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Indivíduos com inflamação crônica geralmente têm altos níveis de proteína C-reativa - um biomarcador que se correlaciona com a quantidade de inflamação no corpo. Níveis elevados de proteína C-reativa são significativamente reduzidos em indivíduos que praticam atividade física moderada a intensa quando comparados àqueles que não se exercitam.