Se a articulação do punho se tornar dolorida ou rígida, isso pode interferir com a capacidade de trabalhar em um computador ou em outro trabalho que exija o uso repetitivo das mãos e dos punhos. Também pode limitar a capacidade de participar de esportes como tênis ou golfe. Como existem muitas causas de dor e rigidez no punho, é importante obter um diagnóstico preciso. Em seguida, a abordagem de tratamento adequado pode ser escolhido para ajudar a melhorar estes sintomas.
Síndrome do túnel do carpo
Síndrome do túnel do carpo é uma causa comum de dor e rigidez nos pulsos. Ocorre quando os nervos que viajam através do pulso ficam comprimidos, afirma o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames. Juntamente com dor e rigidez, pode haver dormência, sensação de formigamento e fraqueza na mão. Em muitos casos, há uma predisposição para essa condição, já que algumas pessoas nascem com uma abertura mais estreita nos punhos do que outras. Isso limita o espaço através do qual os nervos podem viajar. Movimentos de pulso repetitivos durante o uso do computador e outras atividades podem agravar o problema. Síndrome do túnel do carpo também pode ocorrer após uma lesão. Um exame físico e testes de condução nervosa podem ser usados para confirmar um diagnóstico.
De acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, osteoartrite e artrite reumatóide são os tipos mais comuns de artrite que afetam o pulso. A osteoartrite ocorre quando a cartilagem entre os ossos do pulso começa a se desgastar. Isso pode acontecer durante o processo normal de envelhecimento ou pode ser o resultado de uma lesão. A artrite reumatóide ocorre quando o revestimento sinovial da articulação se torna inflamado e inchado. A osteoartrite pode ocorrer em apenas um pulso, enquanto a artrite reumatóide geralmente afeta os dois pulsos. Gota, que é um acúmulo de ácido úrico no sangue é outra forma de artrite que ocorre no pulso. Um exame físico, raios-x, exames e exames de sangue podem ser usados para determinar se a artrite está causando dor e rigidez no punho. A artrite dos punhos geralmente também causa fraqueza e redução da amplitude de movimento. Todas as articulações, incluindo o pulso, contêm ligamentos que conectam os ossos uns aos outros. Se o ligamento ficar esticado, irritado ou rasgado, isso é chamado de entorse. A Sociedade Americana de Cirurgia da Mão afirma que as entorses são classificadas com base na gravidade. Um grau 1 ocorre quando há uma lesão no ligamento, o grau 2 significa que há um rasgo parcial e o grau 3 é diagnosticado quando há uma ruptura completa. Uma entorse pode ocorrer devido a uma lesão que força a mão para trás, como ao quebrar uma queda. Também pode ser o resultado do uso excessivo da articulação do punho, como ao balançar um taco, raquete ou qualquer atividade que exija flexão repetitiva do pulso. Um exame físico, raios-x e ressonância magnética podem ser usados para ver se uma entorse está causando os sintomas. Juntamente com a dor e rigidez, entorses, muitas vezes, causam inchaço e instabilidade articular.
Juntamente com os ligamentos, a articulação do pulso também tem tendões que ligam os músculos aos ossos. Assim como os ligamentos, eles podem ficar sobrecarregados ou inflamados, causando uma doença chamada tendinite. Na maioria dos casos, a tendinite no punho é causada pelo uso excessivo do pulso durante a participação em um esporte que envolve muito arremesso, travamento ou balanço. Também pode ser o resultado de muita digitação ou de outra ocupação que exige muito movimento do pulso. Com tendinite no punho, a articulação ficará sensível ao toque, inchada e rígida. Um exame físico pode ajudar a diagnosticar essa condição.