Formas comuns de artrite incluem osteoartrite, causada por desgaste nas articulações; artrite reumatóide, uma doença auto-imune em que o corpo ataca suas próprias articulações; e gota, causada por um acúmulo de ácido úrico no corpo. Independentemente do tipo de artrite que você tem, cortar ou eliminar alimentos que podem agravar a inflamação pode ajudar a aliviar a dor e inchaço.
Alimentos de alta caloria - A obesidade está diretamente ligada à osteoartrite, especialmente dos joelhos , de acordo com a Fundação Arthritis. Cada quilo de excesso de peso coloca 4 quilos de estresse extra nos joelhos. E gordura em si cria substâncias químicas que podem agravar a inflamação, o que explica por que as pessoas obesas também estão em maior risco de artrite nas mãos. A obesidade está ligada à artrite reumatóide e à gota, diz a Fundação Arthritis. Reduzir os alimentos que são carregados com gorduras e açúcares, especialmente calorias vazias, como refrigerantes ou alimentos que o estimulam a comer demais, pode ajudar a descolar os quilos.
Alimentos cozidos em alta temperatura
Produtos finais de glicação avançada , ou AGEs, são substâncias presentes em muitos alimentos, especialmente alimentos ricos em gordura, alimentos processados e alimentos que são fritos, grelhados, cozidos no microondas ou assados. Embora os alimentos carregados com AGEs não tenham sido diretamente ligados à artrite, o seu corte pode ajudar a combater a inflamação, relatam pesquisadores da Escola de Medicina Mount Sinai. Em um artigo publicado no "Journal of American Dietetic Association", os pesquisadores notaram que você pode reduzir os AGEs comendo mais peixe, legumes, frutas, grãos e produtos lácteos com baixo teor de gordura e menos carnes e laticínios com alto teor de gordura. Você também pode cozinhar alimentos em temperaturas mais baixas ou por métodos de calor úmido, ou carnes íngremes em uma marinada à base de ácido antes de grelhar, assar ou fritar.
Sensibilidades Alimentares
Sensibilidade ao glúten pode causar uma variedade de sintomas , incluindo dor nas articulações. Algumas pessoas com artrite reumatóide relataram que laticínios, frutas cítricas ou plantas da família dos nightshade, como batatas ou pimentas, agravam os sintomas da artrite. Há pouca ciência para comprovar isso, relata a Arthritis Foundation, mas um estudo de 2006 relatado em "Gut" descobriu que muitos pacientes com artrite reumatóide tinham níveis elevados de anticorpos contra alimentos, incluindo laticínios, soja, bacalhau, carne de porco, ovos e cereais. Os pesquisadores levantaram a hipótese de que as sensibilidades alimentares podem agravar as respostas auto-imunes na artrite reumatóide.
Alimentos com alto teor de Purina e Álcool
Se a gota é o problema, reduza os alimentos ricos em purinas, pois eles causam um aumento na úrica ácido. Alimentos ricos em purinas incluem anchovas, espargos, carnes de órgãos, arenque, cavala, sardinha, vieiras e feijões secos e ervilhas. O álcool também pode aumentar o ácido úrico, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.