casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Diferenças entre asma e bronquite

A asma e a bronquite são doenças pulmonares inflamatórias nas quais as vias aéreas inferiores incham, resultando em dificuldade respiratória. A asma é uma doença crônica caracterizada por episódios recorrentes de estreitamento das vias aéreas. A bronquite pode ser uma doença aguda ou de curto prazo, geralmente com duração de várias semanas, ou uma doença crônica em curso. Bronquite envolve irritação das membranas mucosas que revestem as vias aéreas. Embora existam algumas semelhanças, asma e bronquite são diferentes doenças com diferentes estratégias de tratamento.

Distúrbios Diferentes

A bronquite aguda é uma infecção do revestimento das vias aéreas com uma tosse que geralmente dura várias semanas. Geralmente é causada por uma infecção viral. Menos de 10 por cento dos casos são devidos a uma infecção bacteriana, de acordo com o American College of Chest Physicians. O revestimento das vias aéreas volta ao normal depois que a infecção desaparece. A bronquite crônica é uma doença mais grave que ocorre principalmente em pessoas que fumam ou têm exposição prolongada a poluentes do ar, causando danos permanentes nas vias aéreas e dificuldades respiratórias.

A asma é uma doença crônica que causa inflamação e inchaço na pele. vias aéreas. Pessoas com asma experimentam episódios recorrentes de obstrução das vias aéreas, que é caracteristicamente reversível - espontaneamente ou com medicação.

Sinais e Sintomas

Os sintomas de asma e bronquite são semelhantes, mas com distinções. Pessoas com asma muitas vezes experimentam aperto no peito, falta de ar e chiado durante um ataque. A bronquite aguda geralmente causa tosse, com ou sem catarro. A bronquite crônica está associada a uma tosse e sibilos persistentes e produtoras de catarro.

Esses sintomas também são observados em outras condições pulmonares, portanto, não são específicos o suficiente para fazer um diagnóstico. Asma e bronquite crônica são caracterizadas por surtos agudos quando os sintomas pioram e podem ser fatais. Procure atendimento médico se os sintomas piorarem ou não estiverem respondendo à medicação.

Diagnóstico

A bronquite aguda geralmente é diagnosticada por um início súbito de tosse que não é causada por um resfriado, asma ou uma doença respiratória mais séria. como pneumonia. O diagnóstico é tipicamente baseado na história médica, sintomas e exame físico.

A bronquite crônica é definida como bronquite com uma tosse produtora de fleuma com duração de pelo menos 3 meses por 2 anos consecutivos. Além de uma história e física, os testes utilizados para o diagnóstico podem incluir um teste de função pulmonar para avaliar o fluxo de ar nos pulmões e uma radiografia de tórax.

A asma é um diagnóstico mais complicado que requer testes para verificar as vias aéreas obstrução e capacidade de exalar sob diferentes condições de teste. Os testes serão repetidos após o uso de uma medicação inalada para abrir as vias aéreas para determinar a reversibilidade da obstrução do fluxo de ar.

A bronquite aguda geralmente desaparece por conta própria. Como a maioria dos casos de bronquite aguda é causada por uma infecção viral, os antibióticos não são necessários nem eficazes. Em casos raros, os broncodilatadores - medicamentos inalatórios que abrem as vias aéreas - podem ser prescritos se a pieira acompanha a tosse.

O tratamento da bronquite crônica geralmente inclui várias estratégias, incluindo vacinação contra influenza e pneumonia, uso de esteróides para reduzir inflamação e tratamento com antibióticos - particularmente durante os surtos. Outros tratamentos podem incluir o uso de broncodilatadores para dilatar as vias aéreas ou medicamentos para ajudar a limpar o excesso de muco.

O tratamento da asma se concentra em duas estratégias. Reduzir a frequência e a gravidade dos ataques é conseguido limitando a exposição a gatilhos e usando os chamados medicamentos de resgate para tratar sintomas súbitos. Controlar a inflamação subjacente e constrição das vias aéreas é o outro objetivo do tratamento da asma. Os corticosteróides inalados são comumente prescritos para o tratamento de longo prazo da inflamação. Os modificadores de leucotrieno (Singulair, Accolate, Zyflo) e teofilina (Theolair, Theo-24) são outros medicamentos de controle de longo prazo.

Revisado por: Tina M. St. John, M.D.