A pneumonia em organização da bronquiolite obliterante, também denominada BOOP, é uma doença pulmonar rara mas grave. BOOP causa inflamação dos bronquíolos, chamada bronquiolite. Esta condição também envolve o tecido pulmonar circundante. Os alvéolos, ou sacos aéreos, ficam obstruídos com tecido conjuntivo, impedindo a respiração ou a troca de oxigênio e dióxido de carbono. De acordo com MayoClinic.com, outro nome para esta condição é a pneumonia em organização criptogênica, ou COP.
Bronquiolite é a inflamação dos bronquíolos e do tecido pulmonar circundante. Obliterante, ou obliterar, é a oclusão de uma parte por degeneração, doença ou cirurgia. Organizar refere-se à forma como a pneumonia não resolvida se forma nos tecidos e alvéolos, ou sacos aéreos. Pneumonia é a infecção bacteriana. Então, BOOP é a inflamação dos bronquíolos e envolve o tecido pulmonar por causa de uma infecção bacteriana implacável.
Sintomas
Em alguns indivíduos, a BOOP não causa nenhum sintoma. Em outros, os sintomas incluem tosse seca e não produtiva e falta de ar com o esforço. Por causa do componente de pneumonia bacteriana, pode causar sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre. Pulmões ou sons de respiração através de um estetoscópio soariam como crepitações por todo o pulmão. Crackles são ouvidos em caso de inalação quando os alvéolos estão obstruídos e cheios de líquido em vez de ar.
A BOOP pode ser o resultado de doenças inflamatórias crônicas, como lúpus e artrite reumatóide, ou de infecções como a clamídia , gripe e malária. Certos medicamentos usados para quimioterapia e radiação podem causar BOOP. De acordo com a Associação Americana de Enfermeiros de Cuidados Críticos, distúrbios imunológicos, transplante de órgãos, radioterapia e agressões ambientais, como inalação de fumaça e mofo, podem causar essa condição.
Diagnóstico
Diagnosticar o BOOP às vezes pode ser difícil, a maioria dos pacientes consulta seus médicos devido a sintomas semelhantes aos da gripe. No entanto, a maioria dos pacientes se queixa de ter esses sintomas por mais tempo do que o normal com a gripe real. Testes laboratoriais não identificam diretamente a condição. Os sons pulmonares revelam o som de estalos ou estertores através de um estetoscópio. Um gás no sangue arterial freqüentemente mostrará níveis de oxigênio no sangue abaixo do normal, e a espirometria mostrará um volume pulmonar abaixo do normal. A radiografia do tórax mostra frequentemente uma extensa pneumonia com manchas brancas em um ou ambos os pulmões.
Pode demorar várias semanas ou mesmo meses de tratamento para se recuperar da BOOP, sendo a prednisona o droga de escolha para este transtorno. Para alguns indivíduos, o BOOP é resistente ao tratamento e piora. De acordo com os Anais da Medicina Torácica, a BOOP pode se resolver sozinha, mas a maioria dos pacientes é tratada com corticosteroides. No entanto, aproximadamente 30% dos pacientes com BOOP terão uma recaída após a interrupção do tratamento com esteróides.