Respire fundo e observe que o seu peito se expande ao encher os pulmões de ar. A respiração paradoxal descreve um movimento anormal do tórax, com o tórax movendo-se para dentro durante a inspiração, e não para fora. Esse movimento anormal prejudica a capacidade de inalar efetivamente, limitando a quantidade de oxigênio que você pode absorver. Os níveis de oxigênio no sangue diminuem e os níveis de dióxido de carbono aumentam, porque esse subproduto metabólico não pode ser exalado adequadamente. Vários tipos de problemas médicos podem levar à respiração paradoxal, interrompendo os diferentes aspectos da mecânica da respiração normal.
Mecânica Obstrutiva
Se a sua via aérea estiver parcialmente ou totalmente obstruída, é difícil para os pulmões movimentarem o ar. dentro e fora. Quando você tenta respirar, seu diafragma - o principal músculo da respiração - diminui, tentando inflar seus pulmões. Se o ar não pode passar por um bloqueio em suas vias aéreas, sua parede torácica se move para dentro, em vez de para fora. Isso pode ocorrer na apneia obstrutiva do sono, quando os tecidos moles da garganta bloqueiam sua via aérea. A mesma mecânica ocorre com um bloqueio devido a um objeto estranho. Esse movimento paradoxal também é comum na doença pulmonar obstrutiva crônica em estágio terminal, devido ao fluxo de ar deficiente e à fraqueza dos músculos respiratórios.
Ruptura mecânica da parede torácica
A respiração paradoxal também pode estar relacionada a trauma, como um acidente de automóvel. Tórax instável ocorre quando uma seção das costelas se separa do restante da parede torácica, como ocorre quando várias costelas são quebradas. A seção separada não se expande com o resto do peito ao inalar. Em vez disso, ele é puxado para dentro, o que afeta negativamente sua capacidade de respirar normalmente. Um pneumotórax, ou um pulmão colapsado, também ocorre frequentemente como resultado de lesão ou trauma. O ar vaza para a área entre a parede torácica e o pulmão, causando o colapso da porção afetada do pulmão. Um padrão de respiração paradoxal, muitas vezes resulta.
Problemas Nerve
Seu diafragma está abaixo de seus pulmões e separa sua cavidade torácica de seu abdômen. As contrações musculares do diafragma são controladas pelo nervo frênico. Normalmente, o diafragma contrai-se e aplaina-se na inalação. Isso faz com que o abdômen se expanda à medida que seus pulmões se enchem de ar. Quando o nervo frênico está danificado ou deixa de funcionar adequadamente devido a uma condição médica, o diafragma fica paralisado e a respiração paradoxal resulta. Com um diafragma paralisado, o abdome se retrai para dentro durante a inalação. Possíveis causas de um diafragma paralisado incluem lesões da medula espinhal, câncer de pulmão, esclerose múltipla e distrofia muscular.
Buscando a atenção médica
O rompimento dos padrões respiratórios normais causados pela respiração paradoxal pode ser fatal. Se você tiver uma respiração paradoxal ou suspeitar que possa ter apneia obstrutiva do sono, consulte seu médico imediatamente. A atenção de emergência é necessária se você acredita que tem um tórax instável ou um pneumotórax. Se um objeto estranho estiver obstruindo a via aérea, chame 911 e peça a alguém que tente a manobra de Heimlich para desalojar o bloqueio. , , ] ]