casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Como funcionam os inaladores para asma?

A asma é uma doença pulmonar crônica que envolve inchaço das vias aéreas, constrição dos músculos que as cercam e aumento da produção de muco, o que dificulta a respiração. Os sintomas da asma variam de tosse leve e sibilância a dificuldade respiratória grave, que pode ser fatal. Para tratar esses sintomas, muitas vezes as pessoas usam um inalador de dose medida, um dispositivo portátil que fornece medicamentos para os pulmões. Os inaladores dispensam uma variedade de medicamentos que atuam sobre os pulmões de maneiras diferentes para ajudar as pessoas a respirarem mais facilmente. Eles podem ser uma medida de salvamento durante um ataque agudo de asma ou usados ​​para controlar os sintomas diários.

Inaladores de Resgate

Albuterol (Proventil, Proair, Ventolin) é um medicamento chamado broncodilatador, comumente encontrado em inaladores de resgate para ataques agudos de asma. Depois que ele é inalado e atinge os pulmões, relaxa os músculos lisos contraídos ao redor da via aérea em questão de minutos. As vias aéreas ficam maiores, o que permite que o ar passe mais facilmente dentro e fora dos pulmões. Albuterol pode ser usado a cada 4 a 6 horas para tratar sintomas agudos, com a orientação de um médico. Ocasionalmente, causa efeitos colaterais como tremor ou sensação de coração acelerado, mas estes podem se resolver com o tempo.

Inaladores de controle - Corticosteróides

Corticosteróides inalados (Budesonida, Flovent, Asmanex, Alvesco, Beclovent, Qvar) São medicamentos que diminuem o inchaço nas vias aéreas e facilitam a respiração profunda. Às vezes eles são usados ​​em combinação com inaladores de resgate para sintomas agudos. Mais muitas vezes os corticosteróides usam-se para a prevenção de sintomas de asma diários e ataques agudos. Porque eles levam tempo para trabalhar, eles precisam ser tomados todos os dias para serem eficazes. Os efeitos colaterais dos corticosteróides inalados podem incluir dor de garganta, rouquidão e candidíase oral, uma infecção fúngica da boca. Lavar a boca depois de usar um corticosteróide inalado pode ajudar a evitar que isso ocorra.

Inaladores de Controle - Outras Medicações

Como os corticosteróides, outros medicamentos inalatórios agem durante um longo período de tempo para controlar os sintomas da asma. Eles devem ser tomados todos os dias para serem eficazes. Alguns inaladores contêm uma forma de ação mais prolongada de um medicamento relacionado ao albuterol - por exemplo, salmeterol (Serevent). Isso funciona de forma semelhante - relaxando o músculo liso ao redor das vias aéreas -, mas dura muito mais, de 12 a 24 horas. Drogas como salmeterol são dadas em combinação com esteróides inalados em pessoas cuja asma não é bem controlada.

Quando procurar ajuda médica

Os medicamentos inalatórios podem ser extremamente benéficos na gestão dos sintomas durante um ataque de asma e diminuir o número Se falta de ar e chiado no ar não puderem ser controlados com inaladores de resgate, você deve procurar atendimento médico de emergência. Além disso, informe o seu médico se os seus sintomas de asma não forem controlados com o seu regime diário atual. Você também deve entrar em contato com um médico se sentir os efeitos colaterais dos medicamentos inalados que não estão resolvendo, como sentir o coração disparado, tremores ou manchas brancas na boca, o que poderia ser um sinal de candidíase oral.