O molde prospera em lugares úmidos e escuros, como sob pias, em paredes de chuveiros, em porões e entre painéis de janelas. Tendo molde em sua casa não é apenas repugnante para olhar, no entanto; também é um risco potencial para a saúde. "Muitos moldes podem causar alérgenos que podem afetar parte da população, mas alguns moldes também podem causar toxinas, o que pode afetar a todos, dependendo da duração da exposição", segundo a organização sem fins lucrativos Mold Help. Conhecer os perigos do mofo pode ajudá-lo a determinar se é uma ameaça em sua casa.
Sintomas iniciais
Estar exposto a toxinas do mofo no ar pode causar sintomas que podem parecer completamente não relacionados em um primeiro momento. É "muito difícil saber se você está ou não com sintomas de mofo-preto", explica Mary Short-Ray, D.O., autora de "Sobrevivendo à Síndrome do Mofo Negra Tóxico", porque os sintomas são variados. Isso ocorre porque existem diferentes tipos de mofo preto que são tóxicos, e cada um produz e produz diferentes micotoxinas. Além disso, sua composição genética determinará como você responde a essas micotoxinas, e seus sintomas podem mudar.
Os sintomas mais comuns incluem problemas respiratórios, perda de audição e memória, sintomas semelhantes aos da gripe, tontura e refluxo ácido. Isso pode se manifestar através da tosse, dores no peito, dores musculares, dores de cabeça, ardor nos olhos, fadiga, febre, dor abdominal, sede excessiva e micção, uma erupção cutânea ou um rosto vermelho.
Doenças Tóxicas
também trazem doenças que só podem ser tratadas depois que alguém deixa o ambiente contaminado por mofo. Estes incluem excesso de hematomas e alergias ao mofo, que surgem devido à hipersensibilidade após a exposição inicial a toxinas. As reações alérgicas podem incluir espirros, nariz entupido ou com corrimento nasal, tosse, olhos lacrimejantes ou lacrimejantes, asma ou reação anafilática. O tratamento para reduzir essas doenças pode incluir medicação ou mudanças na dieta.
Danos Permanentes
Alguns problemas de saúde podem não desaparecer, mesmo depois que o molde é eliminado. Esses efeitos residuais podem ser causados por danos cerebrais ou por um sistema imunológico enfraquecido, e freqüentemente incluem problemas de visão, audição, memória, equilíbrio ou coordenação. Outras possíveis doenças e problemas a longo prazo incluem doença renal, síndrome do intestino irritável, fadiga crônica, fibromialgia, câncer, perda de cabelo e infertilidade. Em casos extremos, a exposição ao bolor negro pode até resultar em morte.
, , ] ]