casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Açaí Berry Benefícios e efeitos colaterais

Você pode não estar familiarizado com uma árvore tropical chamada açaí, Euterpe oleraceae, mas suas pequenas bagas roxas escuras são usadas em suas regiões nativas para fazer geléia, xarope e vários tipos de bebidas. As bagas também têm sido parte da medicina herbal tradicional na América do Sul, recomendada por praticantes como um tratamento para uma série de doenças. Pesquisas modernas sugerem que os compostos do Açaí podem ter vários benefícios à saúde, com poucos efeitos colaterais, se houver.

Propriedades antioxidantes

Açaí contém vários compostos naturais chamados flavonóides e procianidinas, ambos antioxidantes com possivelmente importantes benefícios para a saúde. Seu corpo produz substâncias químicas potencialmente prejudiciais, chamadas de radicais livres, como subprodutos da digestão, em sua pele quando você está à luz do sol ou depois de estar exposto a toxinas, como as substâncias químicas presentes na fumaça do cigarro. Com o tempo, os radicais livres podem danificar o DNA celular e as membranas celulares, aumentando o risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas. Antioxidantes como os do Açaí neutralizam os radicais livres, tornando-os inofensivos e permitindo que o corpo se livre deles. Pesquisas sobre compostos de açaí, como um estudo publicado em 2006 no "Journal of Agricultural and Food Chemistry", descobriram que os compostos de açaí estão entre os mais fortes antioxidantes naturais.

Supressão de Inflamação

Compostos em Açaí também pode ajudar a suprimir a inflamação, um processo que ocorre em condições dolorosas, como artrite. Especialistas do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center relatam que extratos de Açaí podem suprimir a produção de compostos inflamatórios chamados interleucinas e ciclooxigenases feitas pelas células. Pesquisas laboratoriais sustentam os potenciais benefícios antiinflamatórios dos compostos do açaí, incluindo um estudo publicado em 2012 na "Phytomedicine", que relata que animais de laboratório alimentados com extrato de açaí e expostos à fumaça do cigarro tiveram menos inflamação pulmonar do que um grupo similar que não recebeu o extrato. No entanto, estes resultados promissores ainda precisam de confirmação em ensaios clínicos controlados com seres humanos. Benefícios anti-câncer - Além de potencialmente reduzir o risco de câncer, neutralizando os radicais livres, a pesquisa sugere que os compostos de açaí também podem ajudar a prevenir câncer através de outros mecanismos, de acordo com especialistas do Memorial Sloan-Kettering. O extrato de açaí pode induzir as células cancerígenas a morrer, através de um processo chamado apoptose, ou morte celular programada. Isso foi mostrado em outro artigo publicado em 2006 no "Journal of Agriculture and Food Chemistry", no qual células cancerosas cultivadas expostas a compostos de açaí pararam de se dividir e morreram por apoptose, em comparação com as células controle. Estes e outros estudos laboratoriais sugerem que o Açaí pode agir diretamente contra as células cancerígenas, mas ainda é necessário pesquisar com seres humanos para confirmar essa possibilidade.

Poucos efeitos colaterais

Açaí produtos incluem sucos e extratos e formas em pó em cápsulas e comprimidos. Nenhuma dose recomendada foi estabelecida, mas 1.000 miligramas uma ou duas vezes por dia são considerados seguros e sem efeitos colaterais significativos. No entanto, a segurança do Açaí durante a gravidez ou a amamentação não foi estabelecida, e podem causar erupções cutâneas ou outras reações em pessoas alérgicas a plantas Açaí. A poderosa atividade antioxidante dos compostos de açaí também pode interferir nas ações dos medicamentos de quimioterapia, portanto, você deve evitar produtos do Açaí se estiver tomando esses medicamentos. Converse com seu médico sobre Açaí para decidir se eles podem ser úteis para sua situação.