casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Complicações intestinais da quimioterapia

A quimioterapia é uma forma de tratamento do câncer em que drogas de combate ao câncer são administradas a pacientes com câncer por via oral, tópica ou por injeção intravenosa ou intravenosa. O tratamento com medicamentos quimioterápicos pode causar complicações intestinais ou intestinais em determinados pacientes. Os pacientes devem discutir os potenciais riscos e complicações do tratamento quimioterápico com um profissional médico antes de iniciar esta forma de terapia oncológica.

Diarréia, Náusea e Vômitos

Aproximadamente 50 a 80% dos pacientes que recebem quimioterapia desenvolvem diarréia, de acordo com especialistas médicos do Instituto Nacional do Câncer. A diarréia resulta em freqüentes impulsos intestinais que produzem fezes aquosas e soltas. Os pacientes afetados também podem sentir náusea; vômito; diminuição do apetite; perda de peso ou inchaço abdominal, cólicas ou dor. Diarreia crônica ou grave pode aumentar o risco de um paciente desenvolver sintomas de desidratação, como aumento da sede, fadiga ou tontura.

Obstrução intestinal

Em um estudo publicado na edição de abril de 2010 do "Journal of Surgical Oncologia, "Dr. Guh Jung Seo e colegas relataram que mais de 15% dos pacientes com câncer colorretal no estágio 4 tratados com quimioterapia desenvolveram obstruções intestinais como uma complicação do tratamento". Pacientes que desenvolvem obstrução intestinal durante a quimioterapia requerem atenção médica imediata. Os sintomas de obstrução intestinal podem incluir constipação, vômitos, distensão abdominal ou dor de estômago, explica a Biblioteca Médica On-line do Manual Merck.

Peritonite

A peritonite, uma infecção do tecido que reveste a parede abdominal, pode ocorrer uma complicação intestinal de quimioterapia. Os sintomas da peritonite podem incluir febre, diarreia, aumento da sede, fadiga, inchaço, diminuição do apetite ou sensibilidade abdominal, explicar os profissionais de saúde com MayoClinic.com. Se não for tratada, a peritonite pode ser fatal em certos casos.

Fistula Formation

Quase 4 por cento dos pacientes de quimioterapia desenvolveram fístulas gastrointestinais em um estudo publicado em um artigo de 2003 publicado por NC Tebbutt e colegas no revista "Gut". Uma fístula gastrointestinal é uma perfuração ou abertura anormal dentro do intestino que permite que o conteúdo do intestino vaze para a cavidade abdominal. Os sintomas de uma fístula gastrointestinal podem incluir diarreia, desidratação ou má absorção de nutrientes, alerta o MedlinePlus. Os pacientes afetados requerem atenção médica imediata para evitar complicações posteriores.

Hemorragia intestinal

Os pacientes que recebem quimioterapia podem experimentar sangramento intestinal como uma complicação intestinal do tratamento. De fato, o Dr. Seo e seus colegas relataram que quase 4% dos pacientes de quimioterapia avaliados em seu estudo desenvolveram sangramento intestinal. Os sintomas de hemorragia intestinal podem incluir dores de estômago, diarreia e sangue nas fezes. Pacientes que desenvolvem sintomas de sangramento intestinal enquanto recebem quimioterapia devem consultar um médico para avaliação e cuidados adicionais.