O câncer ósseo é um tumor maligno que destrói o tecido ósseo saudável. Em contraste com o câncer metastático que começa em outra parte do corpo e só depois se espalha para o osso, o termo câncer ósseo ou câncer ósseo primário refere-se ao câncer que se origina no próprio osso. O câncer ósseo é raro - em 2015, será responsável por cerca de 0,2% de todos os cânceres recém-diagnosticados, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer. Dor e inchaço são sintomas precoces típicos em todos os 3 dos cânceres ósseos mais comuns - osteossarcoma, condrossarcoma e sarcoma de Ewing.
Dor
No início, a dor do câncer ósseo pode ir e vir. Pode piorar à noite ou com movimento. Por exemplo, uma pessoa pode sentir dores nas pernas enquanto caminha, o que pode resultar em claudicação. Conforme o tumor cresce e pressiona o tecido saudável, a dor torna-se mais forte e constante. Embora a dor seja o sintoma mais comum de câncer ósseo, nem todas as pessoas com câncer ósseo sentem dor. Os sintomas variam dependendo do tamanho e localização do tumor também. Tumores na cabeça, espinha ou ossos pélvicos podem não se tornar particularmente dolorosos até mais tarde no curso da doença.
Inchaço
Um tumor ósseo que cresce em ou perto de uma articulação pode causar a articulação afetada a inchar e torne-se tenro ou duro. Tais sintomas podem limitar a capacidade de uma pessoa de mover seu membro. Pode até ser possível sentir um caroço na área, que pode ser doloroso quando tocado. Se um tumor se formar nos ossos do pescoço, pode causar dificuldade em engolir e respirar. Dor e inchaço nem sempre surgem juntos. Inchaço, por vezes, pode aparecer semanas após o início da dor.
Fraturas e outros sintomas precoces incomuns
Os tumores ósseos enfraquecem os ossos em que estão crescendo e podem eventualmente causar a quebra dos ossos. Dor súbita e intensa em um membro dolorido por um tempo pode indicar uma fratura óssea. No entanto, as fraturas ósseas são incomuns até os estágios posteriores do câncer ósseo. Outros sintomas relativamente tardios do câncer ósseo podem incluir febre, perda de peso, anemia - um baixo número de glóbulos vermelhos - e cansaço.
Quando procurar atenção médica -
Procure atendimento médico imediato se você pensar "you have suffered a broken bone.", 3, [[Procure também atendimento de emergência para qualquer problema de deglutição ou respiração. Você deve procurar atendimento médico imediato se tiver dor óssea ou inchaço que não desapareça ou se agrave com o tempo, se as articulações parecerem rígidas ou se você encontrar um inchaço nos ossos. Tais sintomas não são necessariamente um sinal de câncer ósseo - a dor óssea e o inchaço são muito mais frequentes devido à artrite do que ao câncer -, mas um médico pode avaliá-lo ainda mais, se necessário.