O sarampo, também conhecido como rubeola, refere-se a uma doença viral comum e contagiosa que comumente afeta crianças. Segundo a Clínica Mayo, os sintomas do sarampo incluem febre, corrimento nasal, tosse seca, conjuntivite (inflamação dos olhos), manchas de Koplik (pequenas manchas brancas com centro azul) e erupções cutâneas. A vacina MMR (sarampo, caxumba e rubéola) está disponível para proteger as pessoas contra o sarampo, afirma Medline Plus.
Pneumonia
A pneumonia é um efeito colateral comum do sarampo. Segundo a Clínica Mayo, a pneumonia é uma inflamação dos pulmões devido a bactérias, infestação viral ou fúngica. Quando esta infecção ocorre, você pode experimentar pleurisia (dor no peito com a respiração), febre, calafrios e tosse.
Bronquite
Medline Plus afirma que o sarampo pode levar a uma inflamação das vias aéreas que levam ao seu pulmões. Isso é chamado de bronquite. Quando você tem bronquite, pode sofrer de febre, tosse produtiva (um tipo de tosse em que você produz muco), chiado e dificuldade para respirar.
Encefalite
Um em cada 1000 pessoas desenvolve encefalite em breve depois de uma luta contra o sarampo, segundo a Mayo Clinic. Às vezes, a encefalite pode se desenvolver anos após a recuperação do sarampo. Encefalite refere-se a um tipo de inflamação do cérebro caracterizada por convulsões, vômitos, coma e até mesmo a morte. O sarampo também pode levar a uma infecção bacteriana do ouvido comum, chamada otite média. A otite média muitas vezes é acompanhada por dor de ouvido, perda auditiva, vômitos e diarréia.
Gravidez
O sarampo pode levar a uma gravidez conturbada. A Clínica Mayo afirma que o sarampo pode causar aborto espontâneo, parto prematuro e um bebê com baixo peso ao nascer.
Trombocitopenia
A Clínica Mayo afirma que o sarampo também pode levar à baixa contagem de plaquetas (substâncias no sangue). que ajuda na cicatrização de feridas). Isso é chamado de trombocitopenia. Quando você tem uma lesão, seu sangue pode não coagular bem e você pode sangrar muito.
, , ] ]