casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O uso de creatina para meninos adolescentes é prejudicial?

A creatina é um suplemento usado pelos fisiculturistas para ganhar massa muscular rapidamente. Como outros suplementos, a creatina não está sob a jurisdição da Food and Drug Administration dos EUA. Adolescentes e seus pais provavelmente têm muitas dúvidas sobre este suplemento. A segurança do uso de creatina em adolescentes é controversa, com evidências apoiando ambos os lados do argumento. Com qualquer suplemento, consulte um médico antes de adicioná-lo à sua rotina normal.

Alguns problemas potenciais

A creatina contém potenciais armadilhas para os adolescentes que a usam. Porque não é regulado pelo FDA, não há controles sobre a pureza ou força do suplemento. Além disso, a creatina pode causar retenção de água. Isso pode afetar negativamente o desempenho de atletas que competem em esportes, onde a velocidade é um fator. Retenção de água provoca inchaço, o que aumenta suas chances de lesão muscular. Os efeitos colaterais relatados do uso de creatina incluem enxaquecas, tontura, erupções cutâneas e batimentos cardíacos irregulares, de acordo com TeenGrowth.com.

Uso adequado

Muitos adolescentes têm problemas com creatina por causa do uso indevido. Em vez de usar a quantidade adequada ao seu peso, idade e regime de treinamento, eles diminuem tanto quanto eles pensam que podem lidar. Isso não é apenas um desperdício de dinheiro - o excesso de creatina não é usado, é excretado pelos rins - também é perigoso. O website "Eat to Compete" da Universidade de Iowa afirma que altas doses de creatina por um período prolongado aumentarão o estresse nos rins.

Dose adequada

Chris Meraz, escrevendo para TeenBodybuilding.com, descreve a maneira correta para os adolescentes usarem creatina. Durante a primeira semana, um adolescente deve manter um fluxo constante de creatina no corpo tomando 5 gramas a cada quatro horas ou mais. Meraz identifica água e suco de uva como a melhor coisa para beber com creatina. Após este período de carregamento inicial, tome entre 5 e 10 gramas em água ou sumo de uva após os treinos, ou a primeira coisa quando se levantar de manhã. Permaneça com creatina por dois meses, cesse o uso por um mês e reinicie o ciclo novamente.

Objeções ao uso de creatina em adolescentes

Perito em fitness e nutrição Marc David escreve para FreedomFly.net afirma que adolescentes em geral não deve tomar creatina. Ele não acredita que o uso da creatina faça muita diferença em termos de treinamento. Além disso, ele acredita que os problemas superam os benefícios. Dr. Robert Gotlin, citado no PreventDisease.com afirma que até que o suplemento seja provado seguro, ninguém deve usá-lo, especialmente os adolescentes.