Aproximadamente 75% da população adulta tem algum nível de doença periodontal, de acordo com a Academia Americana de Periodontologia. A doença periodontal é uma infecção bacteriana grave que destrói o osso e o tecido conjuntivo que mantém os dentes no lugar e é a causa primária dos dentes em decomposição. Embora estudos preliminares sugiram uma relação entre a doença da gengiva e outros problemas de saúde, o Instituto Nacional de Pesquisas Odontológicas e Craniofaciais diz que mais estudos são necessários para confirmar uma relação causal. fator para doença cardiovascular, diz Robert J. Genco, biólogo oral e pesquisador chefe da Universidade na Escola de Buffalo de Medicina Dentária. Em uma revisão de 225 pacientes ambulatoriais veteranos, os pesquisadores descobriram que a doença cardiovascular era mais prevalente em pacientes com doença periodontal avançada do que aqueles com boa saúde bucal. Em outro estudo, a Universidade da Escola de Odontologia de Buffalo cita três tipos específicos de bactérias comumente presentes na doença da gengiva que aumentaram o risco de ataque cardíaco em 200 a 300%. Em um trabalho de consenso elaborado em conjunto por cardiologistas e periodontistas, os autores pedem um protocolo de tratamento conjunto para tratar e educar os pacientes dentários e cardíacos sobre a correlação entre as duas doenças.
Diabetes
O corpo ’ A resposta natural à infecção é a inflamação, e a resposta inflamatória da doença periodontal aumenta o nível de inflamação em todo o corpo, diz a American Academy of Periodontology. Pessoas com doenças inflamatórias crônicas, como diabetes, são suscetíveis a infecções, o que as torna mais vulneráveis às complicações de sua doença. Doença da gengiva não tratada pode elevar os níveis de açúcar no sangue no diabético e aumentar a probabilidade de resposta inflamatória adicional.
artrite reumatóide
artrite reumatóide é uma doença auto-imune em que o corpo ataca o tecido saudável e provoca inflamação crônica do articulações. Como, em casos graves, a AR pode deformar as articulações e limitar a destreza manual, os pesquisadores presumiram que a alta taxa de doença periodontal em pacientes com AR estava relacionada à higiene dental limitada. Em um estudo que examinou a saúde bucal de 57 pacientes com AR, os pesquisadores descobriram que a ocorrência de doença periodontal foi oito vezes maior em pacientes com AR do que em um grupo controle saudável. Embora a higiene bucal seja um fator, os resultados do estudo apontam para uma possível relação entre a inflamação sistêmica e a ocorrência de doença na gengiva, segundo o Dr. Kenneth Kornman, editor do "Journal of Periodontology", que publicou o estudo em junho de 2008. br>