Canker Sores
Estes são alguns dos os inchaços levantados e macios mais comuns na língua. Eles são caracterizados pela Clínica Mayo como pequenas lesões rasas que podem resultar de fatores como alergias alimentares, lesões na língua, deficiências de vitaminas e uma condição médica subjacente. Quando elas se desenvolvem, essas feridas geralmente se resolvem em uma semana ou duas. No entanto, você pode tratar as lesões com corticosteróides, suplementos nutricionais e medicamentos para azia. Pastas tópicas de debacterol, benzocaína, amlexanox e fluocinonide também podem acelerar a recuperação.
Papilas Ampliadas
Papilas são pequenas protuberâncias já presentes na língua. Ferimentos, calor extremo e alimentos ácidos podem fazer com que uma ou mais das papilas fiquem irritadas e inflamadas, resultando em inchaços doloridos na língua. Lavagens bucais e alisamento dos dentes podem ajudar a tratar e prevenir papilas aumentadas.
Herpes Oral
A Biblioteca Médica dos Manuais da Merck oferece herpes oral como uma causa potencial para inchaços elevados e macios na língua. Esta é uma infecção do vírus herpes simplex. A maioria das lesões desaparece sozinhas após duas semanas, mas você pode usar benzocaína e lidocaína para aliviar a dor. Surtos mais freqüentes às vezes são tratados com medicamentos antivirais, como aciclovir, famciclovir e valaciclovir.
Sífilis
Um aumento na língua também pode ser uma indicação de sífilis. Segundo a Clínica Mayo, esta doença sexualmente transmissível provoca uma pequena colisão na área onde a bactéria entrou no corpo, que pode incluir a língua. Os primeiros inchaços são indolores, mas os surtos posteriores podem causar inchaços semelhantes a verrugas no formato da língua e da boca. A penicilina é a forma preferida de tratamento para a sífilis. Em seus estágios iniciais, essa droga pode curar a doença. Embora não seja tão freqüente quanto outras causas de inchaços levantados e doloridos, uma pequena lesão também pode ser uma indicação de câncer bucal, alerta Manuais da Merck Biblioteca Médica. Essas colisões não desaparecem no período de tempo padrão de duas semanas. A intervenção médica é necessária para tratar o câncer e prevenir a metástase em outras áreas do corpo.