A síndrome da boca ardente é mais do que apenas a sensação de queimação que você pode sentir depois de comer uma pimenta picante. A condição médica, chamada de disestesia oral, é classificada como um distúrbio de língua, de acordo com o Manual Merck. Os sintomas da síndrome da boca em chamas, ou BMS, incluem dor ou sensação de queimação na língua, nos lábios ou na boca inteira. Mulheres na pós-menopausa são o grupo populacional mais afetado pela BMS, embora a desordem geral seja rara. Minimize seus sintomas excluindo certos alimentos da sua dieta.
Álcool:
Evite beber bebidas alcoólicas quando estiver sofrendo de sinais de disestesia oral. O álcool resseca os tecidos por todo o corpo, o que pode levar a uma boca seca e a um aumento da dor e da queimação. Beba muita água e outras bebidas não-alcoólicas para manter a boca úmida. Alimentos ácidos, como alimentos à base de tomate e frutas cítricas podem intensificar os sintomas de uma boca queimando, de acordo com MayoClinic. com. Alimentos nesta categoria também podem causar dor se você tiver aftas ou outras ulcerações em sua boca. Além dos alimentos que você provavelmente já associa a ser ácido, evite beber café e refrigerantes com alto teor de ácido e causar mais dor.
Canela e sabores de menta
Canela e hortelã são temperos potentes e podem ser particularmente irritantes para alguém com BMS. Goma e doces com esses aromas geralmente contêm outros ingredientes, como ácido sórbico e glicol, que podem aumentar a dor e a queimação. Coma alimentos temperados com hortelã e canela com moderação até determinar se você tem sensibilidades específicas para esses aditivos.
Alimentos picantes
Alimentos picantes podem causar uma sensação de queimação na boca, mas seus sintomas podem ser mais pronunciados se você foi diagnosticado com síndrome da boca queimada. Evite alimentos que tenham uma alta medida na escala "quente e picante", incluindo salsa, jalapeno e pimenta, caril e tempero "búfalo". Uma nota interessante e ligeiramente irônica sobre a síndrome da boca queimada é que um dos tratamentos para a condição envolve o uso do ingrediente ativo da pimenta - capsacina - como analgésico. No entanto, os alimentos que incluem capsacina também contêm outros ingredientes que podem causar irritação nos tecidos da boca e devem ser limitados. , , ] ]