Um estridente, estridente soando nos ouvidos é medicamente referido como zumbido. O zumbido não é uma doença em si, mas ocorre como um sintoma de uma condição subjacente e afeta aproximadamente uma em cada cinco pessoas, de acordo com MayoClinic.com. Embora o toque agudo e estridente seja extremamente incômodo, a maioria das causas do zumbido não são problemas sérios de saúde.
Labirintite
A labirintite é uma doença do ouvido caracterizada pela inflamação de uma parte do ouvido interno chamada labirinto. Quando o labirinto está inflamado, interfere no equilíbrio e na capacidade auditiva. Isso resulta em vertigem, zumbido, incapacidade de focar os olhos, perda de equilíbrio, náuseas e vômitos. Labirintite geralmente se desenvolve como resultado de uma infecção no ouvido anterior, alergias ou um efeito colateral de certos medicamentos. O abuso de álcool e o tabagismo aumentam o risco de desenvolver labirintite, de acordo com o Medline Plus. A labirintite geralmente desaparece sozinha dentro de algumas semanas, mas medicamentos podem ser necessários para aliviar os sintomas se forem graves. Estes medicamentos podem incluir anti-inflamatórios, anti-histamínicos e medicamentos para reduzir náuseas e vômitos.
Doença de Menière
A doença de Meniere é caracterizada por uma alteração na composição ou volume do fluido, chamado endolinfa, no interior orelha. Quando a cabeça se move, a endolinfa se move também, enviando sinais nervosos para o cérebro sobre a posição do corpo. Alterações de volume ou composição na endolinfa resultam em sinais nervosos anormais para o cérebro, o que causa tontura, zumbido, náusea, vômitos e aumento da sudorese, de acordo com o Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação. Não há cura conhecida para a doença de Meniere, mas os sintomas geralmente podem ser controlados com sucesso, reduzindo a capacidade do corpo de reter água. Isso é feito seguindo uma dieta pobre em sal e o uso de diuréticos. Em casos de doença de Meniere grave e debilitante, uma parte do ouvido interno pode ser removida para evitar que os sintomas se repitam. Isso só é usado em circunstâncias extremas, no entanto, porque geralmente resulta em perda auditiva.
Neuroma acústico
Um neuroma acústico é um tumor benigno, e geralmente de crescimento lento, que se desenvolve no oitavo nervo craniano , que vai do cérebro ao ouvido interno. A causa exata do desenvolvimento de um neuroma acústico é desconhecida, mas MayoClinic.com observa que fatores genéticos estão envolvidos. À medida que o tumor cresce, ele exerce pressão sobre o nervo craniano, resultando em perda auditiva gradual, zumbido, tontura, dormência e fraqueza no rosto e perda de equilíbrio. Se o tumor é pequeno, a intervenção médica geralmente não é necessária. Quando o tumor se torna maior, a radioterapia ou a remoção cirúrgica podem ser usadas para tratar a doença e aliviar os sintomas.