Poucos sintomas provocam tanto alarme quanto cegueira temporária. Condições que levam à perda temporária de visão afetam mais comumente um olho. A cegueira pode durar de segundos a horas ou mais, dependendo do distúrbio médico responsável. A extensa gama de possíveis culpados varia em termos de gravidade.
No entanto, a cegueira temporária requer avaliação médica imediata para determinar se você tem uma condição de visão ou vida potencialmente ameaçadora. As categorias gerais de condições que podem causar cegueira temporária em um olho incluem distúrbios oculares, circulatórios e do sistema nervoso.
Distúrbios do olho
Vários distúrbios oculares podem desencadear cegueira temporária em um olho. A perda da visão pode envolver todo ou parte do campo visual no olho afetado.
1. Hemorragia vítrea
O vítreo é o material claro e gelatinoso entre a lente do olho e a retina, o tecido sensível à luz na parte de trás do globo ocular. O sangramento no vítreo, ou hemorragia vítrea, constitui uma das principais causas de cegueira transitória em um olho. Esta condição pode ocorrer por uma variedade de razões, incluindo doença ocular diabética subjacente, doença falciforme e um forte golpe no olho.
2. Detina Retina
Com uma retina desanexada, o tecido retiniano se afasta da parte de trás do globo ocular. Os sintomas iniciais incluem tipicamente ver flutuadores e flashes de luz. Com extensos destacamentos, as pessoas muitas vezes experimentam uma cortina cinzenta ou nuvem entrando em seu campo de visão. Causas comuns de uma retina destacada incluem um golpe no olho e doença ocular diabética. A condição também pode ocorrer após a cirurgia de LASIK ou catarata, embora essa complicação seja incomum.
3. Outros distúrbios oculares
Vários outros distúrbios oculares podem causar cegueira temporária em um olho, incluindo:
Inflamação de estruturas oculares internas, incluindo irite, uveíte e coriorretinite
Aumento súbito da pressão ocular interna causada por glaucoma de ângulo fechado agudo
Tumores oculares, tais como melanoma
Distúrbios circulatórios
Distúrbios circulatórios que reduzem o fornecimento de sangue crítico para o olho, o nervo óptico ou as áreas visuais do cérebro estão entre os principais culpados pela perda súbita de visão em um olho.
1. Artéria da Retina ou Bloqueio da Veia
O bloqueio da artéria da retina do olho rouba a retina de sangue rico em oxigênio, muitas vezes levando à cegueira súbita no olho afetado. Bloqueios nas artérias que alimentam a artéria da retina, como a artéria carótida interna, freqüentemente causam sintomas semelhantes. Com um bloqueio da veia da retina, o fluido vaza para a retina, freqüentemente levando à perda da visão. Essas condições ocorrem mais comumente devido a um coágulo sanguíneo.
2. Ataque ou Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Transiente
Um ataque isquêmico transitório, ou AIT, refere-se a um bloqueio temporário em uma artéria que supre o cérebro. Quando o bloqueio fornece uma área visual do cérebro, uma cegueira temporária repentina pode resultar, mais comumente envolvendo um olho. Com um TIA, não ocorre dano cerebral permanente e a visão retorna quando o fluxo sanguíneo para a área afetada é restaurado. Com um derrame que afeta uma área visual do cérebro, a perda prolongada do suprimento de sangue danifica o tecido envolvido. Dependendo da extensão do dano cerebral, alguma restauração da visão pode ocorrer enquanto se recupera do derrame.
3. Arterite
Arterite se refere a um grupo de doenças que envolvem inflamação das artérias, os vasos sanguíneos que suprem sangue rico em oxigênio para o corpo. Esta inflamação leva ao estreitamento das artérias afetadas e à privação de oxigênio dos tecidos fornecidos por elas. A cegueira temporária inicialmente envolvendo um olho é um sintoma característico da arterite de células gigantes, também conhecida como arterite temporal. Menos comumente, cegueira transitória pode ocorrer com outros tipos de arterite.
Distúrbios do Sistema Nervoso
A luz que atinge a retina dispara sinais que viajam através do nervo óptico para várias áreas do cérebro, que registram e interpretam o que você Vejo. Vários distúrbios do sistema nervoso que afetam o nervo óptico ou áreas de processamento visual do cérebro podem causar cegueira temporária e unilateral.
1. Enxaquecas
Os sintomas visuais freqüentemente ocorrem em pessoas com enxaqueca, às vezes até cegueira temporária. . Algumas pessoas têm uma forma de enxaqueca com sintomas visuais que afetam um olho, mas sem uma dor de cabeça acompanhante.
2. Transtornos do Nervo Óptico
Transtornos que afetam o nervo óptico podem levar à cegueira temporária. Condições que causam mau funcionamento do nervo óptico são chamadas de neuropatias ópticas, e numerosos distúrbios e condições podem levar a esse problema. Alguns exemplos incluem esclerose múltipla, lúpus eritematoso sistêmico, doença inflamatória intestinal e doença de Lyme.
3. Outras condições do sistema nervoso
Uma variedade de condições adicionais do sistema nervoso pode causar cegueira temporária em um olho, incluindo o cérebro ou tumores da glândula pituitária e condições que causam aumento da pressão no cérebro ou hipertensão intracraniana. Outras considerações e precauções
As principais causas de cegueira temporária em um olho foram abordadas, mas outras condições também são possíveis culpados. Entre em contato com seu médico imediatamente se você desenvolver este sintoma, porque muitas das doenças e condições potencialmente responsáveis podem levar à perda permanente da visão se não forem tratadas prontamente. Se você não puder entrar em contato com seu médico imediatamente, procure atendimento médico de emergência. , , ] ]