O movimento involuntário dos olhos, uma condição que os médicos chamam de nistagmo, faz com que os olhos se movam para cima e para baixo ou para os lados. Algumas pessoas experimentam movimentos oculares circulares também. As pessoas com nistagmo podem não perceber que seus olhos se movem, a menos que os olhos se movam em movimentos extremos. Conhecer algumas das causas do nistagmo pode ajudar a determinar a razão pela qual a condição apareceu, já que o nistagmo pode resultar de várias condições.
Catarata Congênita
Algumas crianças têm movimentos oculares involuntários ao nascer. As cataratas congênitas normalmente causam esse tipo de movimento ocular, especialmente se a catarata tiver um efeito significativo na visão. A catarata ocorre quando a lente natural do olho fica turva e as cataratas congênitas aparecem no nascimento ou muito cedo na infância. Outros sintomas da catarata congênita podem incluir uma aparência branca na pupila e uma falta de interesse visual, explica a Universidade de Maryland Medical Center. Um oftalmologista irá monitorar a catarata e a visão. Muitas crianças não precisam de tratamento precoce da catarata, mas podem precisar de uma prescrição de óculos para a melhor visão possível. Se a catarata afetar a visão, um oftalmologista pode recomendar a remoção cirúrgica da catarata.
Condições sistêmicas
Certas doenças ou condições sistêmicas, como o albinismo, por exemplo, podem causar nistagmo. O albinismo causa vários problemas oculares além do movimento involuntário dos olhos, como sensibilidade à luz, desalinhamento dos olhos e erros de refração extremos, afirma MayoClinic.com. O albinismo resulta de uma condição genética que impede o corpo de produzir pigmento, fazendo com que a pessoa tenha pele pálida. Além de afetar a motilidade ocular, a falta de pigmento também afeta a cor dos olhos. A íris terá uma aparência quase transparente, fazendo com que a cor dos olhos pareça vermelha.
Outras condições sistêmicas e doenças que podem resultar em nistagmo podem envolver condições da orelha interna, como a doença de Meniere, ou toxicidade de drogas, álcool ou medicamentos prescritos. Se uma condição sistêmica tiver tratamentos disponíveis, o controle ou a resolução da condição médica pode reduzir episódios de movimento ocular involuntário. Algumas condições, como o albinismo, que não têm tratamentos, podem exigir cirurgia nos músculos do olho para reduzir a ocorrência.
Neurológicos
Os distúrbios neurológicos podem causar nistagmo. Por exemplo, condições como um tumor cerebral ou esclerose múltipla podem causar nistagmo, explica o MedlinePlus. Na maioria das condições neurológicas, os movimentos oculares involuntários não melhoram, mas podem piorar gradualmente com o distúrbio. A esclerose múltipla é uma dessas doenças progressivas que não tem cura. Os casos de movimentos oculares involuntários geralmente aumentam à medida que a doença se agrava e, na maioria dos casos, o tratamento cirúrgico dos músculos não terá um efeito a longo prazo. O tratamento e a resolução de tumores cerebrais que afetam o movimento ocular ainda podem causar problemas neurológicos residuais. Alguns pacientes podem apresentar um retorno completo dos movimentos oculares normais, mas outros podem continuar com movimentos oculares involuntários.