Embora você possa encontrar um remédio caseiro, como suco de limão, o autotratamento do olho rosa é perigoso porque esta condição é um sintoma de muitas doenças oculares diferentes, algumas das quais são muito sérias e podem causar cicatrizes permanentes. As formas mais comuns são altamente contagiosas, portanto, uma rápida visita ao seu oftalmologista pode proteger as pessoas ao seu redor, reduzindo o risco de complicações sérias.
O olho-de-rosa, ou conjuntivite, é uma inflamação que afeta a conjuntiva, uma membrana transparente que cobre sua pálpebra e a porção frontal do globo ocular. Pode ser o resultado de uma infecção viral ou bacteriana, ou pode ser uma reação alérgica. Lesões causadas por respingos químicos ou fragmentos no olho também podem causar conjuntivite. As lentes de contato, especialmente o tipo de uso prolongado, podem tornar seus olhos mais vulneráveis a essa infecção. Adultos sexualmente ativos podem desenvolver olho-de-rosa a partir de bactérias relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis. Os sintomas incluem vermelhidão, comichão, rega, corrimento, sensação de turvação, visão turva, dor e sensibilidade à luz. Você pode sentir esses sintomas em um ou nos dois olhos. Se não tratada, ou se tratada erroneamente com remédios caseiros, a conjuntivite pode causar cicatrizes que afetarão permanentemente a sua visão.
Um Sintoma de Outras Doenças
O elenco rosado que dá à conjuntivite seu nome informal é o resultado de vasos sanguíneos minúsculos no olho tornam-se mais proeminentes devido à pressão da inflamação. Certas doenças podem fazer com que seu olho fique rosa, mesmo que você não tenha uma infecção. Estes incluem olho seco, blefarite - ou inchaço da pálpebra - síndrome de Reiter, doença de Lyme, síndrome de Stevens-Johnson, sarcoidose e doença vascular. Suco de limão não é eficaz contra qualquer uma dessas doenças eo ácido vai irritar os olhos já tensos.
Enquanto algumas pessoas afirmam que o suco de limão ajudou seus sintomas de olho-de-rosa, este remédio caseiro é perigoso porque o conteúdo ácido é um irritante que pode exacerbar sua condição. O tratamento eficaz depende da causa do seu olho rosa. Se você tem uma infecção bacteriana, seu médico pode prescrever um antibiótico ou, em casos extremos, esteróides. Se a infecção for viral, nenhum medicamento ou remédio caseiro curará a infecção, mas seu médico poderá receitar medicamentos para ajudá-lo a lidar com os sintomas até que o vírus siga seu curso. Se a condição estiver relacionada a alergias, seu médico tratará o problema subjacente com medicamentos como anti-histamínicos, descongestionantes ou antiinflamatórios, que ele pode prescrever no formato de colírio. Se você tem um objeto estranho em seu olho causando irritação, seu oftalmologista removerá o irritante e poderá prescrever medicação para tratar ou prevenir a infecção. Se suas lentes de contato são as culpadas, seu oftalmologista irá direcioná-lo a parar de usá-las, mas ela pode prescrever outra marca de lente feita de um material diferente, uma vez que seus olhos tenham cicatrizado. e formas bacterianas ou olho-de-rosa são contagiosas. Para evitar a propagação da infecção, não compartilhe toalhas, panos ou cosméticos para os olhos. Mude suas fronhas com frequência e lave as mãos regularmente. Limpe seus contatos cuidadosamente de acordo com a orientação do seu médico e mantenha as mãos longe dos olhos. Substitua seus cosméticos de olho com freqüência. Se você é propenso a alergias, aspire e espanque sua casa com frequência e feche as portas e janelas nos dias em que houver uma alta contagem de pólen em sua área. Se você nadar, use óculos para proteger os olhos da cloração em piscinas ou bactérias e detritos que possam estar presentes em corpos d'água naturais. Não use suco de limão como preventivo. Pode irritar seus olhos e levar à infecção.