O cloridrato de fenilefrina é indicado para congestão do nariz, seios nasais e trompas de Eustáquio; taquicardia supraventricular paroxística (rajadas curtas de ritmo cardíaco acelerado); suporte de anestesia; insuficiência vascular em choque; condições oculares; e procedimentos oculares. Está disponível sem receita médica e por prescrição e pode ser usado em forma oral, por injeção, como solução oftálmica e por solução nasal. Segundo o Lippincott's Nursing Drug Guide, pacientes idosos são mais propensos a sofrer efeitos colaterais desta medicação. Efeitos colaterais neurológicos comuns da fenilefrina incluem dor de cabeça, tontura, luz cabeça, ansiedade, medo, inquietação e tensão. Efeitos colaterais neurológicos menos comuns incluem convulsões, paranóia, alucinações, sonolência, insônia, tremores, fraqueza, alterações psicológicas, uma síndrome de respiração lenta e ritmo cardíaco lento que pode levar à inconsciência, visão embaçada, sensibilidade ocular à luz, olhos lacrimejantes e olhos irritação.
Um efeito colateral urinário comum é micção difícil ou dolorosa. A primeira injeção de feninefrina pode levar ao efeito colateral comum de baixo volume de urina. Um efeito colateral urinário menos comum é a constrição dos vasos sanguíneos do rim.
Outros efeitos colaterais comuns incluem palidez e náusea. Efeitos colaterais menos comuns incluem irregularidades do batimento cardíaco (que podem ser fatais), dificuldade para respirar, contrações musculares da boca ou da face, dormência ou formigamento nas mãos ou nos pés, perda de apetite, vômitos e sudorese. Quando administrado por via intravenosa, o fármaco pode causar o efeito colateral da morte do tecido se o fluido flui para o tecido sob a pele.
A fenilefrina também pode causar efeitos colaterais alérgicos ou de hipersensibilidade graves, incluindo inchaço da face, boca, língua e garganta, o que pode levar a dificuldades respiratórias. Colmeias também podem ocorrer como um efeito colateral alérgico. Efeitos colaterais comuns do uso de cloridrato de fenileprina no olho incluem ardor, visão embaçada, dor de cabeça e dor na área da sobrancelha . Os efeitos secundários menos comuns incluem depósitos coloridos no olho ou pálpebra, sensibilidade à luz solar e dificuldade em ver à noite. Se usado para dilatar a pupila, esta droga pode causar o efeito colateral da constrição da pupila quando desaparece. Quando administrado no olho para pacientes idosos com problemas cardíacos, sua pressão arterial pode aumentar significativamente.
Efeitos colaterais do uso no nariz
Efeitos colaterais comuns do uso de fenilefrina no nariz incluem ardor, picadas, visão embaçada e congestionamento de rebote. Congestionamento de repercussão - o que significa que as passagens nasais incham até o ponto em que foram originalmente aumentadas - pode levar à tolerância e uso indevido de drogas. Os efeitos colaterais menos comuns incluem secura da membrana nasal, espirros, irritação e rega dos olhos e inflamação da pele.