A triancinolona é um medicamento corticosteróide que é administrado para reduzir o inchaço da mácula e a inflamação em outras partes do olho, como a úvea. A mácula é o centro da visão clara e nítida da retina, a "câmera" do olho, que contém os fotorreceptores responsáveis pela visão. O edema macular provoca visão turva e perda da acuidade visual e pode ser causado por retinopatia diabética, edema macular cistóide ou bloqueios nas veias e artérias da retina. Edema relacionado à inflamação da úvea, que é encontrado entre a retina e a esclera, também é tratado com injeções de triancinolona.
Efeitos colaterais suaves
Efeitos leves transitórios incluem dor e arranhões leves após a injeção, uma cereja Ponto vermelho no local da injeção ou flutuadores. Os flutuadores são comuns e podem distrair-se, mas desaparecem dentro de uma semana. A abrasão da córnea pode ocorrer com qualquer injeção intravítrea. O tratamento é a aplicação de pomada e remendo para diminuir o movimento do olho.
Efeitos colaterais comuns
Como todas as drogas, a injeção intravítrea de triancinolona pode ter efeitos colaterais graves. De acordo com um artigo no Expert Opinion Pharmacotherapy, os efeitos colaterais potencialmente mais graves da injeção de triancinolona são o potencial para um aumento súbito da pressão intra-ocular (PIO) e o desenvolvimento de catarata. Um artigo em “Ophthalmology” 2005 explorou a conexão entre os dois efeitos colaterais graves, concluindo que as cataratas relacionadas à injeção de esteróides não se desenvolvem a menos que uma PIO elevada ocorra após a injeção.
Cerca de 50% dos pacientes desenvolvem PIO elevada que precisa de tratamento com gotas por vários meses e cerca de 16% precisam usar gotas juntamente com Diamox, uma pílula usada para diminuir o líquido, de acordo com “Triamcinolona Intravítrea: Um Folheto para Pacientes.” Cerca de 7% requerem cirurgia de glaucoma para um paciente sério. aumento da pressão. Os sinais de PIO elevada incluem dor de cabeça intensa ou dor nos olhos; pressão elevada prolongada pode danificar o nervo óptico.
A PIO elevada pode ser tratada com medicamentos tópicos para diminuir a pressão. A pressão elevada geralmente se desenvolve em quatro semanas. Se a pressão não aumentou nesse ponto, o desenvolvimento de glaucoma é improvável.
Efeitos colaterais graves raros
Como qualquer injeção, a injeção intravítrea de triancinolona pode causar infecção. Cerca de 1 em 1.000 pacientes desenvolvem endoftalmite, uma infecção do olho, que causa dor intensa e necessita de tratamento imediato. A infecção pode inicialmente passar despercebida pelo paciente porque os esteróides podem suprimir os sintomas da infecção.
Existe um risco pequeno (menos de 1%) de um descolamento de retina após injeção intravítrea. Relate um novo surto de moscas volantes graves ou uma cortina ou véu sobre parte de sua visão ao seu médico imediatamente.