casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Causas da dormência e dor do pé

A dormência e a dor nos pés podem ser causadas por vários fatores. De acordo com o site da Clínica Mayo, dor no pé e dormência podem ser causadas por sapatos mal ajustados, lesão traumática ou esforço repetitivo. Defeitos estruturais e certas condições médicas também podem causar problemas nos pés - incluindo dor e dormência nos pés. Sensações de queimação e formigamento também podem se manifestar nos pés. A dor no pé acompanhada de dormência ou outras sensações anormais geralmente sinaliza uma condição subjacente que requer a intervenção de um profissional de saúde qualificado.

Transtorno de Charcot-Marie-Tooth

Transtorno de Charcot-Marie-Tooth pode causar dormência nos pés e dor. De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames ou NINDS - uma divisão do National Institutes of Health - Charcot-Marie-Tooth é um distúrbio neurológico hereditário comum que afeta cerca de um em cada 2.500 americanos. A doença de Charcot-Marie-Tooth afeta nervos periféricos ou nervos que existem fora do cérebro e da medula espinhal. Sinais e sintomas comuns associados à doença de Charcot-Marie-Tooth incluem dor que varia de leve a grave, fraqueza nas pernas, tornozelos e pés, dormência nas pernas e pés, capacidade reduzida de correr, arcos de pé alto, dedos de martelo, pé caído e uma marcha alta, frequentes tropeções ou quedas e perda de massa muscular nas pernas e pés. O NINDS afirma que os sintomas do transtorno de Charcot-Marie-Tooth progridem gradualmente.

Diabetes

Diabetes pode causar dormência e dor nos pés. O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais - o NIDDK, uma divisão do National Institutes of Health - afirma que, com o tempo, um diabético pode desenvolver danos nos nervos ou neuropatia por todo o corpo. A neuropatia diabética é particularmente comum nas extremidades, incluindo os pés, e pode ser acompanhada de dor, formigamento ou dormência na área afetada. De acordo com o NIDDK, aproximadamente 60 a 70 por cento dos diabéticos sofrem algum tipo de neuropatia. Sinais e sintomas comuns associados à neuropatia diabética incluem dormência, formigamento e dor nos pés e dedos dos pés, atrofia ou perda de massa muscular nos pés, indigestão, náuseas e vômitos, diarréia ou constipação, tontura, problemas de micção e fraqueza muscular. O NIDDK afirma que os sintomas da neuropatia diabética dependem de dois fatores: o tipo de neuropatia e os nervos afetados.

Síndrome do Túnel do Tarso

A síndrome do túnel do tarso pode causar dormência e dor nos pés. Segundo o site da Sports Injury Clinic, a síndrome do túnel do tarso é uma neuropatia de compressão ou compressão do nervo tibial posterior. O nervo tibial posterior viaja através do túnel do tarso - um túnel feito de osso e tecido conjuntivo na face medial ou interna do tornozelo, próximo ao caroço ósseo conhecido como maléolo medial. Outras estruturas que passam pelo túnel do tarso incluem tendões, artérias e veias. Sinais e sintomas comuns associados à síndrome do túnel do tarso incluem: dor que irradia para o calcanhar, arco e dedos, dormência na sola do pé, dor no pé durante a corrida ou repouso por períodos prolongados, dor que é pior à noite e aliviada por descanso e sensibilidade na área afetada sob o maléolo medial. Possíveis causas da síndrome do túnel do tarso incluem osteoartrite, artrite reumatóide e tenossinovite.