Numerosas condições podem causar dor no pé lateral. De acordo com a Escola de Medicina da Universidade de Michigan, o aspecto lateral do pé - o lado do pé que está voltado para longe do corpo - é formado por ossos, músculos, tendões e tecido conjuntivo. O pé lateral é um local comum para dor no pé. A dor no pé lateral varia de leve a grave, dependendo da causa e da localização do problema. Numerosos tipos de tecido podem ser geradores de dor no pé lateral.
Síndrome Cubóide
A síndrome do cuboide pode causar dor no pé lateral. De acordo com a Clínica de Lesões Esportivas, a síndrome do cuboide ocorre quando o fibular longo - um músculo longo e fino no compartimento lateral da perna - aplica muita tração no osso cubóide, fazendo com que ele se desloque parcialmente. O osso cubóide em forma de bloco é um dos sete ossos do tarso no pé. Está localizado na lateral do pé e forma articulações com vários outros ossos do pé. Sinais e sintomas comuns associados à síndrome do cuboide incluem dor na parte lateral do pé durante atividades de sustentação de peso, uma entorse de inversão do tornozelo coexistente e pronação excessiva significativa ou um deslocamento para dentro dos pés e tornozelos. O site da Sports Injury Clinic afirma que os métodos eficazes de tratamento para a síndrome do cuboide incluem a manipulação do cubóide de volta à posição e tratamento da tendinite peroneal, que pode ocorrer em conjunto com um cubóide de deslocamento parcial. entorse de inversão pode causar dor no pé lateral. A Academia Americana de Medicina Esportiva Podiátrica afirma que uma entorse por inversão é caracterizada por danos nos ligamentos talofibular anterior e calcaneofibular - importantes ligamentos no aspecto externo do tornozelo. O grau de dano varia de pessoa para pessoa com base nas forças envolvidas na lesão. Em alguns casos, os ligamentos lesionados e o tecido conjuntivo podem sofrer um alongamento leve, enquanto em outros casos, os ligamentos podem se romper parcial ou completamente. De acordo com o AAPSM, sinais e sintomas comuns associados a uma entorse de inversão incluem dor no tornozelo lateral e no pé, um estalo audível ou estalo ouvido no momento da lesão e uma incapacidade de suportar peso no tornozelo lesionado. O tratamento inicial da lesão com repouso, gelo, compressão e elevação para reduzir a dor e o inchaço é apropriado nas primeiras 24 a 48 horas após a lesão.
Coalizão do Tarso
A coalizão tarsal pode causar dor lateral no pé. De acordo com a Foot Health Facts, a coalizão do tarso é uma conexão óssea atípica, cartilaginosa ou fibrosa ou ponte entre dois ossos do tarso. Os ossos do tarso - calcâneo ou osso do calcanhar, tálus, navicular, cubóide e três ossos cuneiformes - estão localizados na parte de trás do pé. Na maioria dos casos, a colisão do tarso ocorre durante o desenvolvimento fetal, causando a formação incorreta dos ossos do tarso. Outras possíveis causas da coalizão tarsal incluem infecção, doenças inflamatórias articulares, como artrite e trauma anterior na área afetada. Sinais e sintomas comuns associados à coalizão tarsal incluem dor lateral no pé ao caminhar, fadiga nas pernas, espasmos musculares nas pernas, pés chatos, mancar perceptível durante a marcha e rigidez nos pés e no tornozelo. A redução da amplitude ativa de movimento nos segmentos envolvidos é outro sinal ou sintoma associado a essa condição.