Há uma variedade de problemas dolorosos nos pés causados pela corrida. Dependendo da causa subjacente, a origem da sua dor pode ser uma fratura por estresse nos ossos do pé ou tendões inchados e irritados. A maioria dos problemas causa dor, inchaço e, às vezes, contusões. Correr regularmente, usar sapatos inadequados e não ter tempo para se recuperar entre as corridas pode aumentar o risco de ter problemas nos pés.
Fratura por Estresse Metatarsal
Uma fratura por estresse no metatarso é uma pequena rachadura nos ossos longos que vão de o meio do seu pé para os dedos dos pés. Esses ossos, chamados metatarsais, são mais propensos a fraturas quando você participa de exercícios repetitivos de alto impacto, como corrida. Quando seus ossos não têm tempo suficiente para se recuperar e produzir novas células entre as corridas, eles ficam fatigados e desenvolvem fraturas por estresse. Os sintomas das fraturas por estresse metatársico incluem inchaço e dor que pioram a cada exercício. Você pode reduzir o risco dessas fraturas por estresse usando calçados adequados para corrida, aumentando gradualmente sua distância, comendo bem e fazendo exercícios cruzados.
Fasciite plantar
A fascite plantar é uma causa comum de dor no pé em corredores que se desenvolve quando a fáscia na parte inferior do pé fica inflamada. Sua fáscia é um ligamento que liga o osso do calcanhar aos dedos dos pés. Ele absorve o choque de atividades de alto impacto e suporta seu arco. Quando a força na sua fáscia se torna muito alta, ela pode desenvolver lágrimas e ficar irritada. Você é mais suscetível à fascite plantar à medida que envelhece e se tiver um pé chato ou um arco alto. Você pode reduzir seu risco usando tênis de corrida com amortecimento suficiente e substituindo-os quando estiverem desgastados.
Tendinite extensora
A tendinite extensora se desenvolve quando os tendões extensores que correm pela parte superior do pé ficam inflamados. Você usa esses tendões para flexionar os dedos dos pés e pode irritá-los com tensão excessiva na parte superior do pé. É uma causa comum de dor nos pés para as pessoas envolvidas em esportes como correr e caminhar porque às vezes eles amarram os sapatos com muita força. Isso cria tensão, empurrando os tendões em seus ossos do pé inferiores. Os sintomas incluem dor e inchaço no meio do pé.
Para efetivamente tratar sua dor no pé, você precisa identificar a causa. Muitas das causas subjacentes da dor no pé podem ser tratadas tirando uma folga da corrida e outras atividades de alto impacto, além de mudar o seu calçado. Outros tratamentos incluem medicação para aliviar a dor e inflamação, fisioterapia, cirurgia, órteses, talas e injeções de corticosteróides.