Uma viagem para o salão de manicure deve ser relaxante, não preocupante. Manicures e pedicures são projetados para aliviar o estresse enquanto enfeitam sua aparência. Perigos para a saúde se escondem nos salões, no entanto. Entender os perigos que você enfrenta quando anda pelas portas do salão pode ajudá-lo a evitar infecções e outros problemas com as unhas depois de sair.
Riscos comuns
As infecções fúngicas são o risco à saúde mais comum nos salões, diz os hospitais e clínicas da Universidade de Iowa. Infecções fúngicas das unhas nas unhas das mãos e dos pés são causadas por bactérias, fungos ou leveduras. A infecção se espalha facilmente através de instrumentos contaminados ou inadequadamente limpos ou banhos de pés. A manicure pode espalhar a infecção se ela não higienizar as mãos e ficar entre os clientes, ou se os produtos forem contaminados. Unhas infectadas aparecem amareladas ou descoloridas com uma unha espessa. As infecções nas unhas são desagradáveis, mas raramente causam outros problemas de saúde. Em casos raros, por exemplo, em pessoas que têm sistema imunológico enfraquecido, a infecção pode ser dolorosa. Riscos Incomuns
As salões costumam usar inúmeros produtos químicos que representam um risco para a saúde, explica o site NailsMag.com. Os produtos químicos devem ser armazenados adequadamente em recipientes selados. Lixeiras metálicas com tampas ajudam a conter os fumos e odores dos aplicadores usados. O sistema de ventilação do salão deve fornecer ar fresco enquanto exaure o ar velho e cheio de vapor. As chamas abertas de velas acesas podem representar um risco de incêndio na presença de produtos químicos. Cortes pequenos e sangrentos adquiridos durante a manicure podem expô-lo à hepatite ou à infecção por HIV, embora esses riscos sejam raros. Reações alérgicas dos produtos químicos utilizados no processo, como unhas acrílicas ou adesivos, podem ocorrer em casos raros.
Tratamento
O tratamento para infecções fúngicas consiste em medicação oral, diz a Universidade de Iowa. Nada pode ser feito para a aparência da unha, e ela não vai melhorar até que a unha cresça e seja substituída por uma unha nova e não infectada. Infecções fúngicas permanecerão se não forem tratadas.
Prevenção
A limpeza mantém a maioria dos riscos à saúde dos salões. Como cliente, você deve garantir que um salão de beleza siga os procedimentos corretos de limpeza e desinfecção antes da sua consulta, observa o NailsMag.com. Verifique se o salão e sua manicure estão licenciados e se o salão foi inspecionado, sugere a dermatologista Susan Taylor. Observe a condição das mãos do seu manicuro. Se as mãos dela mostrarem cortes ou arranhões ou estiverem sujas, saia do salão. Pergunte como os instrumentos e aparelhos, como banhos de pés, são limpos e desinfetados. A cadeira e a banheira de pedicura devem ser esfregadas entre os clientes e os instrumentos esterilizados com luz ultravioleta ou com um processo de esterilização a frio. Limpar instrumentos com álcool ou peróxido de hidrogênio é ineficaz.
Dicas
Considere comprar seu próprio conjunto de instrumentos de manicure se você visitar salões com frequência, recomenda Taylor. Peça a sua manicure para empurrar as cutículas para trás, em vez de prendê-las para evitar cortes. Espere para depilar as pernas até depois de uma pedicure. Pequenos cortes de barbear podem deixá-lo vulnerável a infecções. Use unhas de acrílico apenas por curtos períodos. O desgaste a longo prazo pode causar afinamento das unhas e promover infecções. Da mesma forma, não permita que sua manicure arquive e afine as superfícies de suas unhas para aplicar unhas de acrílico. Peça ao seu manicure para aplicar cremes, loções e outros produtos com aplicadores descartáveis. Se você contrair uma infecção, informe ao salão e ao seu conselho estadual de Cosmetologia, e visite seu médico de cuidados primários.