De acordo com a Academia Americana de Médicos de Família (AAFP), os sintomas de um resfriado se desenvolve lentamente enquanto os sintomas da gripe geralmente começam repentinamente. De fato, observa o dr. Raphael Dolin em “Princípios de medicina interna de Harrison”, pacientes com gripe frequentemente conseguem contar a hora exata em que ficaram doentes. Pneumonia geralmente cai em algum lugar no meio. A maioria dos pacientes com pneumonia viral nota uma deterioração ao longo de 12 a 36 horas, aconselha a American Lung Association.
De acordo com "Princípios de Harrison da Medicina Interna", na maioria dos casos, sintomas de resfriado desaparecem "within four to nine days.", 3, [[A gripe geralmente se resolve um pouco mais rápido - dois a cinco dias -, embora sintomas respiratórios como tosse seca e dor de garganta possam persistir por até duas semanas. Pneumonia apresenta um pouco diferente. No caso de pneumonia viral, os pacientes geralmente relatam o início de problemas respiratórios coincidentes com o agravamento dos sintomas anteriores de gripes e resfriados. No caso de pneumonia bacteriana secundária, quando as bactérias invadem os pulmões enfraquecidos por resfriados ou gripes, o paciente geralmente começa a se sentir melhor apenas agravando-se agudamente.
Severidade
Resfriados, gripe e pneumonia seguem um espectro de gravidade. De acordo com a AAFP, embora resfriados e gripes compartilhem muitos dos mesmos sintomas, os resfriados geralmente são menos graves. Além disso, embora resfriados e gripes possam tornar a respiração desconfortável ou exigir mais esforço do que o normal, eles raramente resultam em oxigenação prejudicada, enquanto a falta de ar é um dos sintomas mais comuns da pneumonia. Outros sintomas de pneumonia, de acordo com a American Lung Association, incluem dor torácica aguda ou pontiaguda com inalação, sudorese excessiva, aumento da respiração e da freqüência cardíaca e do azul ao redor da boca e dos lábios. Embora resfriados e gripes geralmente resolvam sem tratamento, pacientes com pneumonia sempre precisam consultar um médico.