casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Usos do extrato de sabugueiro

Sabugueiro, ou Sambucus nigra, tem sido usado há séculos para ajudar com inflamação, tosse, resfriado e gripe, e como um diurético, laxante e emético para ajudar a eliminar o corpo de toxinas. As bagas também podem ser preparadas e comidas em xaropes, vinhos e tortas. As flores e as bagas da planta contêm flavonóides e são usadas para as suas qualidades antioxidantes e de reforço do sistema imunitário. Estudos científicos têm sido realizados para tentar verificar sua eficácia em relação à gripe, sinusite bacteriana, bronquite e capacidade de baixar o colesterol. Não há evidência clínica para apoiar as recomendações de dosagem neste momento, então não deixe de discutir o uso do extrato de sabugueiro com o seu médico antes de experimentá-lo.

Estimular o Sistema Imunológico

As propriedades antioxidantes no extrato de sabugueiro podem ajudar a reduzir os sintomas da gripe, melhorar a tosse, dores de cabeça e febre, bem como reduzir a secreção excessiva de muco nas sinusites. De acordo com o Natural News.com, os testes clínicos feitos na Noruega e em Israel mostraram um tempo de recuperação mais rápido da gripe com o extrato de sabugueiro, quando comparado ao medicamento prescrito Tamiflu. Eles relataram que os flavonóides no extrato de sabugueiro ajudaram a estimular o sistema imunológico. Antocianinas nas bagas tinham um efeito anti-inflamatório, reduzindo dores, dores e febre.

Antiviral

Drugs.com compilou estudos que foram realizados usando extrato de sabugueiro contra o vírus da herpes e HIV. Extrato de sabugueiro foi capaz de parar a replicação do vírus do herpes e reduzir a infectividade do HIV. Os Institutos Nacionais de Saúde afirma que mais pesquisas são necessárias para provar essa relação benéfica.

Antioxidante

Os flavonóides e antocianinas no extrato de sabugueiro podem ajudar a reduzir a inflamação e diminuir os efeitos nocivos dos radicais livres. Houve estudos em animais para tentar verificar essa relação benéfica, no entanto, os Institutos Nacionais de Saúde relatam que mais pesquisas são necessárias para determinar claramente se esse efeito é visto em seres humanos. - Baixar o colesterol -

Um estudo por Murkovic, Abuja e Bergmann encontraram pequenas melhorias nos níveis de colesterol em grupos tratados com extrato de sabugueiro. Youdim, Martin e Joseph também descobriram que o extrato de sabugueiro pode desempenhar um papel na redução do colesterol LDL. Os Institutos Nacionais de Saúde afirmam que são necessárias pesquisas adicionais antes que uma conclusão firme possa ser alcançada e desencoraja o uso do extrato de sabugueiro sozinho no tratamento de colesterol alto. Avise seu médico se estiver interessado em usar extrato de sabugueiro para ajudar no tratamento de colesterol alto.