casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Riscos da vacina contra a gripe

Como o verão dá lugar à queda, a temporada de gripe certamente virá. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que todos os adultos e crianças com mais de 6 meses recebam uma vacina anual contra a gripe, porque é a melhor maneira de evitar a gripe. Vacinas contra a gripe vêm em duas formas, um spray nasal e um tiro. Várias vacinas contra a gripe estão disponíveis para você escolher. Embora as vacinas contra a gripe sejam geralmente seguras e eficazes, os efeitos colaterais são possíveis, como acontece com qualquer medicamento. Efeitos colaterais menores, como dor no local da injeção, são mais comuns. Os efeitos colaterais raros incluem reações alérgicas e do sistema nervoso.

Injeção Site Soreness

O efeito colateral mais comum experimentado por pessoas que recebem a vacina contra a gripe é a dor no local da injeção. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estudos mostraram que 10% a 64% das pessoas que recebem vacinas contra a gripe apresentam sensibilidade ou dor no local da injeção. Isso geralmente é leve e desaparece em um dia ou dois. A dor no local da injeção é mais comumente relatada pelas mulheres do que pelos homens. Também é mais comum em vacinas em altas doses que são administradas a adultos com 65 anos ou mais, em comparação com vacinas contra gripe com dose padrão.

Febre e outros sintomas generalizados

Vacinas contra a gripe estimulam o sistema imunológico, que às vezes causa sintomas generalizados, como febre baixa, sensação de cansaço, dor e dor de cabeça. Crianças pequenas e idosos mais comumente experimentam esses sintomas. A OMS relata que até 12 por cento das crianças menores de 5 anos apresentam febre baixa por um ou dois dias após a vacina contra a gripe, mas apenas 6 por cento das crianças entre 6 e 15 anos experimentam esse efeito colateral quando se tornam menos comuns com a idade. Adultos jovens saudáveis ​​raramente experimentam febre ou outros sintomas generalizados de uma vacina contra a gripe, mas às vezes adultos com 65 anos ou mais.

Síndrome Oculorespiratória

Síndrome Oculorespiratória é um efeito colateral incomum de vacinas contra a gripe. Possíveis sintomas incluem vermelhidão dos olhos; inchaço dos olhos, face ou lábios; e sintomas relacionados às vias aéreas, como dor de garganta, chiado, aperto no peito ou dificuldade para respirar ou engolir. Os sintomas variam de leve a grave. Eles geralmente se desenvolvem de 2 a 24 horas após receber uma vacina contra a gripe e desaparecem em 48 horas. A síndrome oculorspiratória é mais comum em mulheres do que em homens e ocorre mais freqüentemente em pessoas entre 40 e 59 anos. A causa permanece desconhecida, mas pode estar relacionada aos processos de fabricação de vacinas contra gripe. Este tipo de reação afeta aproximadamente 76 de cada milhão de pessoas que recebem uma vacina contra a gripe, de acordo com a OMS.

Síndrome de Guillain-Barré

síndrome de Guillain-Barré é uma condição rara em que o sistema imunológico por engano ataca os nervos do corpo. Começa tipicamente com fraqueza ou formigamento nas pernas, que podem se espalhar para cima, afetando o tronco e os braços. Em casos graves, paralisia temporária pode ocorrer. A causa da síndrome de Guillain-Barré não é conhecida, mas na maioria das vezes ocorre após uma infecção viral. Casos raros também foram relatados após uma imunização, como uma vacina contra a gripe. A síndrome de Guillain-Barré pode afetar pessoas de qualquer idade. A OMS observa que a síndrome ocorre em cerca de 1 ou 2 indivíduos em cada milhão que recebem uma vacina contra a gripe.

Reações alérgicas

Vacinas contra a gripe às vezes causam uma reação alérgica em pessoas que são sensíveis aos ingredientes da gripe. vacina. Estes são geralmente leves, como urticária, mas raramente podem ser graves - uma condição conhecida como anafilaxia. A maioria das vacinas contra a gripe é preparada pelo crescimento do vírus em ovos, e quantidades mínimas de proteína do ovo podem, às vezes, desencadear uma reação em pessoas altamente alérgicas. No entanto, o CDC informa que a maioria das pessoas com alergia a ovo pode receber com segurança uma vacina contra a gripe. Pessoas com gelatina ou certas alergias a antibióticos também podem reagir a uma vacina contra a gripe. No entanto, de acordo com a OMS, aqueles que recebem uma vacina contra a gripe e experimentam um número de reação alérgica grave inferior a 1 pessoa para cada milhão.