De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a lavagem das mãos é a melhor maneira de prevenir infecções e doenças. As mãos entram em contato com muitas bactérias e outros contaminantes quando usam o banheiro, tocando em superfícies tocadas por outras pessoas, manuseando ovos crus ou aves, ou trocando fraldas. Se você não lavar as mãos antes de comer ou preparar alimentos, pode ingerir essas bactérias, que podem causar doenças graves.
Intoxicação por Salmonella
Salmonella em ovos crus ou aves crus pode ser transmitida para outros alimentos com mãos contaminadas. O manuseio de frango cru, por exemplo, e o rompimento da alface por uma salada sem lavar permite que as bactérias se transfiram para os vegetais crus. As bactérias se multiplicam na salada à temperatura ambiente, enquanto o frango cozinha com segurança, e qualquer pessoa que comer a salada pode sofrer intoxicação alimentar. Eles vão sentir dores de estômago, fezes soltas e, por vezes, náuseas e vômitos. Na maioria dos casos, isso é uma intoxicação alimentar leve, mas pode ser perigoso para os idosos.
Intoxicação por E. coli
A bactéria E. coli se espalha a partir das fezes contaminadas de uma pessoa infectada. Se essa pessoa usar o banheiro sem a devida lavagem das mãos, ele poderá passar E. coli nas superfícies, nas mãos de outras pessoas ou na comida. A ingestão desta bactéria causa diarreia grave e cãibras durante cerca de uma semana. A Parceria para a Segurança Alimentar Educação lista uma grave complicação desta infecção, síndrome urêmica hemolítica, que é raro, mas pode levar à insuficiência renal.
Resfriados e Gripe
Embora resfriados e gripes podem se espalhar pelo ar, os germes também são transferidos através do contato corpo-a-corpo. Se alguém com gripe ou resfriado espirrar em sua mão, não lavar e tocar a mão de outra pessoa, os germes se espalharão. A pessoa que foi tocada com esses germes pode evitar o vírus se lavar as mãos assim que for tocada. Caso contrário, ela se arrisca a não apenas contrair a doença, mas a espalhá-la para outras pessoas com quem entra em contato.
Bacteremia fatal -
No ambiente de saúde, a lavagem inadequada das mãos pode ter consequências fatais. Bactérias podem ser transferidas de um paciente para outro através das mãos do cuidador. Durante certos procedimentos, as bactérias podem ser introduzidas de mãos não lavadas na corrente sanguínea, causando uma infecção sistêmica grave que pode levar à morte.
O recurso do CDC “Wash Your Hands” fala de um experimento há mais de 150 anos. A importância da lavagem das mãos era claramente conhecida: um instrutor médico pedia que seus alunos lavassem as mãos depois de manusear cadáveres e antes de tratar as mães na maternidade. Anteriormente, nessa clínica, a taxa de mortalidade das mães era cinco vezes maior do que em outras clínicas. Depois que os alunos começaram a lavar as mãos consistentemente, “as mortes na maternidade caíram cinco vezes”.