Sentir-se enjoado depois de uma refeição geralmente é devido a comer demais, mas em alguns casos pode ser um alimento específico que está causando o problema. Pode ser difícil determinar qual alimento é o culpado, mas alguns alimentos se destacam como prováveis suspeitos. Em alguns casos, a náusea é causada pelo alimento não estar preparado adequadamente. Se você é incapaz de determinar o que está causando o problema, consulte um profissional médico qualificado para descartar uma doença digestiva.
Dairy Products
A capacidade de digerir produtos feitos de leite depende de ter uma enzima em seu intestino delgado chamado lactase, que decompõe a lactose, um açúcar presente no leite. As pessoas que não têm a enzima ou não produzem o suficiente não conseguem digerir corretamente os produtos lácteos, uma condição conhecida como intolerância à lactose. Náusea depois de comer laticínios pode ser um sintoma de intolerância à lactose leve. Uma intolerância mais grave pode resultar em inchaço, gases, arrotos, cãibras, diarréia e dor abdominal. Entre 30 e 50 milhões de pessoas nos EUA têm algum grau de intolerância à lactose, de acordo com o Wexner Medical Center da Universidade do Estado de Ohio. Alergias Alimentares
Uma alergia alimentar é causada pelo sistema imunológico do seu corpo reagindo a um comida como se fosse um invasor estrangeiro. Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas os culpados mais comuns são ovos, amendoim, nozes, trigo, soja, peixe, marisco e leite de vaca. Os sintomas de uma alergia alimentar podem incluir náuseas, vômitos ou diarréia, e podem ser acompanhados por outros sintomas típicos de alergia, como espirros, comichão na pele ou na boca, urticária, dor abdominal e diarréia. Uma alergia alimentar grave e potencialmente fatal pode resultar em dor torácica, constrição na garganta e dificuldade para respirar e requer atenção médica imediata. Alimentos contaminados
Alimentos que foram contaminados por bactérias nocivas são outra causa comum de náusea - uma condição conhecida como intoxicação alimentar - embora nem sempre seja tão grave quanto o nome sugere. Muitas vezes, os alimentos crus que não foram devidamente manipulados ou limpos são os culpados, mesmo depois de terem sido processados ou enlatados. As bactérias mais comuns para causar o problema são Staphylococcus e E. coli, de acordo com o MedlinePlus. A náusea pode ser o único sintoma em um caso leve de intoxicação alimentar, mas outros sintomas podem ocorrer em um caso mais grave, incluindo diarréia, vômito, febre, desmaios e cólicas abdominais. Envenenamento alimentar grave requer atenção médica.
Soluções sugeridas
Investigar seus hábitos alimentares é o primeiro passo para evitar futuros casos de náusea. Se você perceber que fica constantemente enjoado ao consumir produtos lácteos, tente evitá-los para ver se sua náusea pára. Consumir produtos sem lactose, como queijo de soja, é uma solução possível se a intolerância à lactose for o problema, assim como tomar um suplemento de lactase. Se você suspeitar de uma alergia, consulte um profissional de saúde qualificado para determinar a causa subjacente. A intoxicação alimentar pode ser difícil de evitar ao consumir alimentos processados ou comer em um restaurante, mas você pode tomar medidas de precaução em sua cozinha. Lave bem as frutas e legumes frescos e use tábuas de corte separadas para produtos e carnes. Lave as mãos, utensílios e superfícies depois de manusear ovos crus, carne ou frutos do mar e cozinhe-os nas temperaturas adequadas.