Os cálculos biliares são pequenos acúmulos duros de substâncias dentro da vesícula biliar ou no sistema de ductos biliares. As duas classificações mais comuns de cálculos biliares são cálculos biliares de colesterol e cálculos biliares de pigmento, relata o National Digestive Diseases Information Clearinghouse. Os pigmentos são geralmente pequenos e pretos ou marrons. As pedras podem variar em tamanho de extremamente pequeno a tão grande quanto uma bola de golfe. Entender o que causa pedras pigmentares pode ajudar na prevenção e no diagnóstico da doença. Tratar a causa subjacente normalmente reduz o risco de desenvolver cálculos biliares de pigmento.
Anemia Hemolítica
A anemia hemolítica é uma condição caracterizada por uma deficiência de células do sangue causada por uma destruição das células. As células são estruturalmente anormais ou deficientes em certos nutrientes. Anemia hemolítica pode ser uma causa de cálculos pigmentares, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. As pedras pigmentares causadas pela anemia hemolítica são tipicamente negras. À medida que os glóbulos vermelhos são destruídos, eles liberam um pigmento castanho avermelhado escuro chamado bilirrubina. Este pigmento é o que dá a cor dos cálculos biliares.
Infecção por Escherichia coli
Escherichia coli, ou E. coli, infecção pode causar pedras pigmentares, afirma o "Annals of Surgery" no artigo &Ldquo; Patogênese da cálculos biliares de bilirrubina de cálcio. &Amp; rdquo; E. coli é uma bactéria que é encontrada no cólon e nas fezes do sistema digestivo. Os pacientes são infectados com as bactérias quando ingerem acidentalmente alimentos contaminados ou produtos de água. A E. coli geralmente causa intoxicação alimentar, mas pesquisas mostram que muitos pacientes com cálculos pigmentares têm grandes concentrações de bactérias na bile. Eliminar a infecção pode reduzir o risco de cálculos biliares de pigmento. Anemia falciforme A anemia falciforme pode ser uma causa de cálculos biliares de pigmento, de acordo com a National Digestive Diseases Information Clearinghouse. A doença falciforme é uma doença genética que causa a deformação dos glóbulos vermelhos. As células se formam como um crescente ou foice. Essas células deformadas são facilmente quebradas quando viajam através dos vasos e órgãos do corpo. À medida que as células são destruídas, elas liberam grandes quantidades de bilirrubina, que se acumulam na vesícula biliar. Esta acumulação leva ao desenvolvimento de muitas pedras pigmentadas.
Lomnio de lombras. Mais de 70 por cento dos pacientes com cálculos biliares de pigmento têm partes de lombrigas ou seus ovos dentro das pedras. Essas lombrigas preenchem a vesícula biliar e os ductos biliares, muitas vezes causando um acúmulo de bile. Como os vermes morrem e colapso, eles ajudam na formação de pedras de pigmento.
Cirrose hepática
Fígados que estão sendo cronicamente danificados começam a cicatriz. Esta cicatrização do fígado é chamada de cirrose e faz com que o fígado funcione de forma anormal. A cirrose é uma causa de cálculos pigmentares, de acordo com a National Digestive Diseases Information Clearinghouse. A cirrose faz com que o fígado produza grandes quantidades de bilirrubina, o que aumenta o risco de formação de cálculos biliares de pigmento.