casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Remédios para ataques da vesícula biliar

Um ataque da vesícula biliar acontece por causa da inflamação e irritação da vesícula biliar. Chamados colecistite, ataques de vesícula biliar ocorrem por causa da presença de uma infecção ou cálculos biliares na vesícula biliar ou de danos aos ductos biliares que drenam o gallbladdder. A colecistite pode se tornar uma condição aguda de início súbito ou pode se tornar um problema crônico de saúde. Remédios para ataques de vesícula biliar envolvem modificações de dieta e estilo de vida, medicamentos e cirurgia. De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, NIDDK, um remédio importante para ataques de vesícula biliar é um baixo dieta gorda. O consumo de gordura provoca um aumento na produção de bile que, em uma vesícula biliar doente, aumenta o espasmo biliar e os sintomas de dor. Donna D. Ignatavicius, MS RN, e M. Linda Workman, PhD, autores de "Enfermagem Médico-Cirúrgica: Pensamento Crítico para o Cuidado Colaborativo", enfatizam a importância da ingestão suficiente de proteínas, juntamente com a adesão a uma dieta com baixo teor de gordura. A proteína adequada previne a formação de certos cálculos biliares. Os cálculos biliares são uma causa frequente de ataques de vesícula biliar. Pessoas com doença da vesícula biliar devem conferir com um médico ou nutricionista para estabelecer uma dieta adequada que atenda às necessidades individuais.

Controle de Peso

O relatório NIDDK que existe uma ligação direta entre obesidade e colecistite. Uma possível razão para essa conexão sugere que, em pessoas com sobrepeso, a quantidade de sais biliares na bile é reduzida, levando a níveis elevados de colesterol. O colesterol alto retarda o esvaziamento da vesícula biliar e aumenta a formação de cálculos biliares. Uma dieta com baixo teor de gordura e exercícios regulares ajudam a controlar o peso e os níveis de colesterol.

Donna D. Ignatavicius, MS RN, e M. Linda Workman, PhD, explicam ainda mais por que os indivíduos com colesterol alto têm uma aumento do risco de ataques de vesícula biliar. Muitas vezes, pessoas com colesterol alto tomam medicamentos para baixar o colesterol. Estas drogas aumentam a quantidade de colesterol secretado na vesícula biliar e causam a formação de cálculos biliares e, finalmente, ataques de vesícula biliar. Para evitar tais complicações, manter uma dieta baixa em gordura, baixo colesterol.

Medicação

A dor em um ataque da vesícula biliar surge de inflamação e espasmos da vesícula biliar e os ductos biliares. Remédios para ataques de vesícula biliar incluem o uso de medicamentos antiespasmódicos e dor. Billie Ann Wilson, Ph.D., Margaret Shannon, PhD., E Kelly Shields PharmD., Autores do “Pearson Nurse’s Drug Guide 2010”, relatam que tipicamente os médicos prescrevem o narcótico cloridrato de meperidina e o cloridrato de diciclomina antiespasmódico. Médicos prescrevem medicamentos para alívio da dor em uma base temporária. Quando as modificações no estilo de vida e dieta não funcionam, as intervenções cirúrgicas se seguem.

Cirurgia

A colecistectomia laparoscópica, uma remoção cirúrgica minimamente invasiva da vesícula biliar, proporciona uma recuperação rápida. Embora o método mais comum de remoção da vesícula biliar, o NIDDK diz que 5 por cento dos pacientes necessitam de remoção cirúrgica tradicional da vesícula biliar, que envolve um tempo de cicatrização prolongado. A cirurgia normalmente elimina a maioria dos sintomas da doença da vesícula biliar e os pacientes podem retomar uma dieta normal. No entanto, outras modificações no estilo de vida, como controle de peso, cessação do tabagismo e álcool e redução do estresse, beneficiam a saúde e devem ser continuadas.