O alho tem um benefício teórico para dor e artrite quando tomado por via oral. Há muitas maneiras de tomar alho. Você pode comer o dente cru ou cozido. Você também vai encontrá-lo em pó ou em forma seca e em cápsulas ou comprimidos. Também está disponível em extratos líquidos e em óleos. Sempre fale com um médico antes de tentar o alho como um remédio para a artrite ou outra dor.
O alho tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios que podem ajudar com artrite e outras dores. Por exemplo, um estudo de 1999 publicado no "Arquivo Soviético de Medicina Interna" descobriu que um preparado de alho tomado duas vezes ao dia por quatro a seis semanas pode funcionar tão bem quanto a terapia convencional para a artrite reumatóide. No entanto, nem todos os estudos sobre o uso de alho para melhorar os sintomas da dor mostram resultados positivos. Por exemplo, tomar alho é provavelmente ineficaz para tratar a dor nas pernas durante a marcha devido à má circulação causada pela doença arterial periférica, ou PAD, de acordo com o MedlinePlus, uma publicação do National Institutes of Health. O consumo de alho pode aumentar a potência dos antiinflamatórios não-esteróides, ou AINEs, que você toma para controlar a dor. Isso pode levar a um maior alívio da dor, de acordo com “Prescription for Herbal Healing”, de Phyllis A. Balch. No entanto, verifique com seu médico antes de tentar tal abordagem. Alho pode adicionar os efeitos de outras drogas também. Por exemplo, o alho pode aumentar os efeitos de drogas que afinam o sangue, como a aspirina e a varfarina. O óleo de alho pode diminuir a rapidez com que o seu fígado decompõe certos medicamentos. Isso pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais dos medicamentos. Exemplos incluem acetaminofeno, teofilina e clorzoxazona, assim como drogas usadas para anestesia durante cirurgias como halotano e isoflurano. Se você toma remédio, é especialmente importante conversar com seu médico antes de usar alho.
O alho pode ser útil no controle da dor da artrite ou na prevenção da artrite devido ao seu conteúdo de selênio. Um dos novos compostos de enxofre encontrados no alho é chamado tiacremonona. Este composto ajuda a inibir as respostas inflamatórias em seu corpo, tornando-o um agente potencialmente útil para o tratamento de doenças inflamatórias e artríticas, de acordo com J.O. Ban, autor principal de um estudo de 2009 publicado em "Arthritis Research and Therapy". O teor de antioxidantes do alho também pode ajudar a reduzir a inflamação e, assim, ajudar no controle da dor. Nutrientes antioxidantes podem ajudar a reduzir os sintomas inflamatórios associados à doença articular inflamatória, observa R.F. Grimble, autor de uma revisão de 1994 publicada no "New Horizons", o jornal da Society of Critical Care Medicine.
Considerações
O alho parece seguro para a maioria dos adultos, mas você precisa consultar um médico antes de usar especialmente se você tomar remédio ou tiver uma condição de saúde. Por exemplo, o alho pode interferir na eficácia do medicamento para HIV saquinavir. Possíveis efeitos colaterais incluem azia, respiração e odor corporal, uma dor de estômago e uma reação alérgica. Além disso, uma vez que o alho tem propriedades de afinamento do sangue, ele pode piorar sua condição se você tiver um distúrbio de sangramento. Use-a também com cuidado se tiver uma cirurgia ou um tratamento dentário planejado.