O ginseng siberiano é uma planta usada ao longo da história na China e na Rússia. Como um remédio herbal, a raiz do ginseng siberiano é conhecida por estimular o sistema imunológico, aumentar a energia e reduzir a fadiga. Suplementos estão disponíveis em extratos líquidos e sólidos, pós, cápsulas, comprimidos e forma de chá. Até 25% dos suplementos de ginseng siberiano vendidos nos Estados Unidos não contêm a erva e podem causar efeitos colaterais. Por estas razões, orientação farmacêutico e médico é recomendado.
Suporte ao Sistema Imunológico
O ginseng siberiano pode estimular o sistema imunológico do corpo, ajudando a prevenir e tratar vírus, infecções e doenças. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, quando tomado com andrographis, o ginseng siberiano pode ajudar a reduzir a intensidade e a duração do resfriado comum. A mesma combinação de plantas pode ajudar a aliviar os sintomas da gripe. O ginseng siberiano também pode melhorar a função geral do sistema imunológico em pessoas que tomam o extrato regularmente. Como a sonolência é um efeito colateral potencial do ginseng siberiano, tomá-lo com medicamentos para gripes ou resfriados com efeitos semelhantes pode exacerbar a sonolência. Nestes casos, o suplemento é melhor quando você tem tempo e capacidade para descansar e com a aprovação do seu médico.
Stress Relief
O ginseng siberiano é conhecido por suas capacidades anti-stress. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, acredita-se que a planta fortaleça a capacidade do organismo de lidar com o estresse, que também pode prevenir doenças relacionadas ao estresse, como azia, dores de estômago e dores de cabeça tensionadas. Uma vez que a erva pode aumentar a calma, alguns participantes reivindicam obter melhor qualidade de vida. Pessoas que lutam com ansiedade leve ou ocasional, nervosismo ou hiperatividade podem se beneficiar dessas propriedades redutoras de estresse. O ginseng siberiano não é, no entanto, recomendado como um tratamento para condições psicológicas, como transtorno de ansiedade ou depressão. Como as bebidas quentes também podem aumentar a calma, o ginseng siberiano na forma de chá pode ser particularmente útil para melhorar o relaxamento.
Pessoas com fadiga leve a moderada devido a doença, sono insuficiente ou problemas emocionais podem se beneficiar do ginseng siberiano. De acordo com a pesquisa publicada em "Medicina Chinesa" em outubro de 2009, o extrato de folhas e caules de ginseng siberiano levou a uma redução significativa da fadiga em animais e levou ao aumento da capacidade de atividade física. Pesquisadores suspeitam de benefícios semelhantes em humanos e sugerem que o extrato vegetal pode melhorar a síntese de proteínas e o crescimento muscular, o que poderia reduzir ainda mais a fadiga.