casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O Pro &Contras da Maca

Auxílios dietéticos, como suplementos de ervas se tornaram cada vez mais populares. Esse aumento ocorreu apesar das preocupações de segurança e falta de padrões de testes federais. As pessoas se sentem fortalecidas ao assumir o controle de seus cuidados de saúde e a ingestão de substâncias de todo o mundo acrescenta um sabor exótico à vida diária. Maca, também conhecida como Lepidium meyenii, tem sido apontada como a próxima panacéia. Tomando este extrato herbal fornece benefícios para a saúde, mas também provoca efeitos colaterais. Fale com um médico antes de usar maca.

Aumenta a contagem de espermatozóides

Patologias anatômicas e câncer de testículo continuam a aumentar. Essas mudanças não necessariamente reduziram a fertilidade masculina, mas os homens estão cada vez mais expostos a riscos reprodutivos, como desreguladores endócrinos. Os avanços tecnológicos podem combater esses desafios médicos e os suplementos nutricionais também podem ajudar. Um relatório de 2001 publicado no "Asian Journal of Andrology" analisou o efeito da maca na saúde sexual. Homens de meia-idade receberam o suplemento por quatro meses. Em relação à linha de base, a maca aumentou o volume de sêmen e a contagem de espermatozóides, e os hormônios reprodutivos, como a testosterona, permaneceram constantes. Maca ingestão não causou efeitos colaterais neste estudo, mas os cientistas não determinaram a segurança a longo prazo da maca.

Melhora o desempenho atlético

atletas competitivos continuam dispostos a assumir grandes riscos para colher as muitas recompensas oferecidas por esportes profissionais. Substâncias ilegais foram proibidas na maioria dos esportes, e essa mudança deixou os atletas buscando alternativas legais. Lepidium meyenii pode fornecer uma opção eficaz e segura para atletas que buscam uma vantagem competitiva. Um artigo de 2009 apresentado no "Journal of Ethnopharmacology" avaliou o impacto do Lepidium no desempenho do ciclismo. Homens saudáveis ​​receberam o extrato de maca ou um tratamento inerte por duas semanas. A ingestão de maca aumentou a velocidade dos ciclistas em relação ao consumo de placebo. Também aumentou sua libido. Os atletas não tiveram reações adversas ao Lepidium. Os mecanismos que causam estes efeitos permanecem desconhecidos.

Melhora os sintomas da menopausa

Menopausa afeta todas as mulheres de uma idade mais avançada, e com isso vem sintomas negativos. Por essa razão, muitas mulheres estão recorrendo a ajudas alimentares para aliviar esses sintomas, e o Lepidium meyenii pode eventualmente se mostrar uma opção viável. "Menopausa" testou a capacidade do Lepidium para melhorar os sintomas do climatério. Os pacientes receberam pela primeira vez ou maca ou placebo durante seis semanas. Eles então receberam o tratamento oposto por seis semanas. Em relação ao placebo, a maca reduziu os escores de depressão e ansiedade. Também melhorou o desempenho sexual sem afetar os hormônios reprodutivos. Um número semelhante de eventos adversos ocorreu em ambas as condições, mas testes adicionais ainda são necessários antes que os médicos possam recomendar o Lepidium para mulheres na pós-menopausa.

Efeitos colaterais

Suplementos e drogas afetam o corpo de uma maneira similar. Eles podem melhorar a saúde, mas às vezes a um preço. Algumas ervas, kava, por exemplo, podem causar danos aos órgãos, mas os efeitos colaterais associados à maca parecem menos severos. Um experimento descrito no volume de 2008 "Food and Chemical Toxicology" avaliou a segurança da ingestão de Lepidium em pacientes com sintomas de diabetes. Os participantes receberam maca ou placebo por 60 dias. Este tratamento aumentou a pressão arterial diastólica. Também aumentou aspartato transaminase, um sinal de alerta para danos nos tecidos. Ambas as mudanças foram pequenas e sua relevância clínica permanece incerta. No entanto, o público é convidado a esperar por mais dados de segurança antes de tomar maca.