Características
Maca - botanicamente conhecido como Lepidium meyenii e comumente chamado de ginseng peruano e ayak chichira - é uma planta perene de baixo crescimento cultivada nos Andes Montanha da Bolívia e Peru. A raiz - chamada de hipocótilo - é altamente nutritiva e é empregada tanto medicinalmente quanto para alimentos; Ele é usado para fazer mingau, pudins, café e uma bebida adoçada chamada maca chichi. Tradicionalmente usada para tratar anemia, esterilidade, impotência e problemas menstruais, a maca era tão apreciada pelos nativos andinos que seu consumo era limitado às classes altas. A maca ainda é usada como afrodisíaco e para melhorar o desempenho sexual; atletas utilizam maca como uma alternativa aos esteróides anabolizantes para aumentar a resistência e força.
Constituintes e Efeitos
Maca contém glucosinolatos, compostos orgânicos que também são encontrados em brócolis e repolho. Drugs.com - que fornece informações médicas aos consumidores - relata que os glucosinolatos na maca têm propriedades anticancerígenas. Raiz de maca também contém aminoácidos, proteínas, fibras, ácidos graxos e uma variedade de minerais benéficos e vitaminas. Drugs.com credita a maca com potentes habilidades antioxidantes, bem como a capacidade de diminuir os níveis de LDL e triglicérides. Memorial Sloan-Kettering Cancer Center relata que os estudos em animais usando maca mostraram aumento da libido e melhorou a produção de espermatozóides e motilidade, mas observa que faltam estudos em humanos.
Maca e Exercício
Maca contém proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais - todos os nutrientes que você precisa para alimentar o exercício. Além disso, seus efeitos antioxidantes podem ajudar a prevenir a dor muscular de início tardio após um treino extenuante. De acordo com o Peak Performance, estudos sugerem que os antioxidantes aumentam a resposta adaptativa ao dano muscular induzido pelo exercício, aumentando o número de células imunitárias responsáveis pela reparação muscular. Os supostos efeitos de elevação de humor de Maca podem ajudar a aumentar a motivação para se exercitar e treinar. Finalmente, os altos níveis de cálcio, magnésio e sílica da maca podem promover a saúde óssea e possivelmente reduzir as chances de fraturas, tornando-a de particular interesse para os atletas. Posologia e precauções
está disponível em pó, líquido, forma de cápsula e comprimido. A dose habitual é uma cápsula de 450 mg de extrato seco de maca, tomada três vezes ao dia com alimentos. Drugs.com observa que não há reações adversas relatadas com maca; no entanto, pessoas com condições de tireóide - assim como mulheres grávidas ou amamentando - não devem tomar maca. Consulte seu médico antes de usar maca para melhorar seu desempenho físico.