casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Glucosamina condroitina, MSM e tratamento da doença degenerativa do disco

A doença discal degenerativa não é realmente uma doença. É uma condição que resulta de um disco espinhal danificado. Quando um disco sofre trauma, ele não consegue se reparar, permitindo que sua cartilagem comece a se degenerar. À medida que o disco degenera, você pode começar a experimentar episódios periódicos de dor, alguma perda na amplitude de movimento e menos flexibilidade nas costas. O tratamento para essa condição muitas vezes depende de analgésicos, fisioterapia e procedimentos cirúrgicos. Algumas pessoas, no entanto, recorrem a cursos complementares e alternativos de assistência. Uma combinação de glucosamina, condroitina e metilsulfonilmetano é uma opção. Converse com seu médico antes de tomar este ou qualquer outro suplemento para tratar doença degenerativa do disco.

Evidências

Um estudo de caso publicado em junho de 2003, "Medicina Complementar e Alternativa Central Biomédica" descobriu que a ingestão oral de glucosamina e O sulfato de condroitina pode ajudar a reverter os sintomas da degeneração do disco. O participante do estudo recebeu três cápsulas por dia durante nove meses e duas cápsulas por dia durante mais 15 meses. Cada cápsula continha 500 mg de glucosamina, 400 mg de sulfato de condroitina e 66 mg de ascorbato de manganês. Depois de apenas seis meses de uso, sua amplitude de movimento melhorou. E no final do estudo, ele relatou melhor força e flexibilidade das costas, bem como menos dor ao se envolver nesta região do corpo.

A glucosamina e condroitina parecem aumentar o nível de fluido no disco vertebral, que ajuda a corrigir saliências e restaurar alguma altura para os discos. Além disso, os suplementos parecem inibir a degeneração, sugerindo que a glucosamina e a condroitina podem ter um benefício terapêutico para essa condição. No entanto, esses compostos têm limitações. Eles não parecem melhorar totalmente os discos degenerados, de modo que os suplementos são melhor aproveitados nos estágios iniciais da condição. Pesquisa mais extensa é necessária.

MSM

Alguns suplementos de glucosamina condroitina contêm methylsulfonylmethane, ou MSM. Ao contrário dos outros dois compostos, o MSM não faz nada pela degeneração. Pelo contrário, é usado para reduzir a dor nas articulações, particularmente quando associada à osteoartrite no joelho, sugerindo que ela pode ajudar a reduzir o desconforto associado à doença degenerativa do disco. Mas os estudos são limitados em sua eficácia no tratamento da degeneração do disco e outros problemas da coluna vertebral, por isso discutir o seu uso com o seu médico.

Degeneração

Embora a degeneração de um disco na coluna causa dor, geralmente não é contínua ou grave, de acordo com o Dr. Peter Ullrich, um cirurgião ortopédico do Centro NeuroSpine de Wisconsin. De fato, a maioria das pessoas com essa condição é ativa e saudável. Se você está experimentando episódios graves ou prolongados de dor, você pode não estar sofrendo dessa condição, e a glucosamina e a condroitina podem não ser benéficas. Converse com seu médico para determinar a origem de sua dor nas costas.

O uso de glucosamina e condroitina para tratar qualquer condição ainda é considerado complementar e alternativo. Siga sempre as instruções do seu médico quando estiver cuidando das suas costas. Converse com seu médico para garantir que esses suplementos não interfiram em outro tratamento.