A gota e a bursite podem causar dor severa e debilitante nas articulações. Enquanto a gota afeta as próprias articulações, a bursite afeta os sacos fluidos chamados bursas que ajudam a eliminar o atrito nas articulações ou pontos onde os músculos e tendões se esfregam sobre as projeções ósseas. Gota ocorre quando cristais de urato afiados se acumulam nas articulações e áreas circundantes. Em contraste, a bursite ocorre quando as bursas se tornam inflamadas por qualquer causa. Excessiva Exaustão A bursite afeta mais frequentemente as articulações dos quadris, cotovelos e ombros, mas também pode afetar os calcanhares, joelhos e dedões dos pés. Gota geralmente ataca as articulações dos dedos dos pés grandes, mas também pode ocorrer nos pés, tornozelos e joelhos e mãos e punhos. Ao contrário da gota, a bursite geralmente ocorre como resultado do simples uso excessivo, especialmente em pessoas de meia idade, de acordo com a PubMed Health. Movimentos repetitivos que focalizam uma articulação em particular, como atirar uma bola de beisebol repetidamente, ou manter posições que pressionam uma articulação em particular, como ajoelhar por um longo tempo, podem inflamar a bursa. Evitar esses gatilhos pode resolver o problema para muitos sofredores de bursite.
Artrite
A gota é uma forma de artrite, e os pacientes que têm artrite têm um risco elevado de desenvolver bursite. Artrite engloba uma gama de condições que causam inflamação e destruição gradual de uma articulação. A inflamação pode se espalhar para as bursas, causando bursite. MedlinePlus.com classifica a gota como um tipo de artrite.
Urate Crystals
Gota resulta quando os níveis de ácido úrico no sangue sobem muito alto, causando a formação de cristais de urato espinhosos que invadem as articulações ou os espaços ao redor eles. O ácido úrico se forma quando o corpo decompõe as purinas, um componente proteico encontrado em muitos alimentos, e também produzido pelo organismo. Normalmente, os rins filtram eficientemente o ácido úrico do sangue, mas os cristais podem se formar se os rins vacilarem ou se o corpo produzir muito ácido úrico. O Manual Merck afirma que, embora a causa exata da bursite permaneça um mistério, ela pode resultar da invasão de cristais nas bursas.
Outros fatores
Tanto a bursite quanto a gota se tornam mais comuns na meia-idade. talvez devido ao desgaste acumulado nas articulações e ao desenvolvimento de outras condições que afetam as articulações. Por exemplo, pessoas com doenças da tireóide têm um risco elevado de bursite, enquanto diabetes aumenta o risco de bursite e gota. Outros fatores de risco para a gota incluem doença renal, pressão alta e colesterol alto, consumo de álcool e ingestão de alimentos ricos em purinas, porque todos esses fatores aumentam os níveis de ácido úrico no sangue.