Convulsões resultam de atividade elétrica anormal no cérebro; O tipo de convulsão que você tem dependerá de qual parte do cérebro foi afetada. Uma variedade de causas pode desencadear uma convulsão, como uma reação a um medicamento, mas geralmente ocorre quando você tem epilepsia, uma condição na qual sofre convulsões repetidas, seja devido a um problema hereditário com as células nervosas em seu cérebro ou causas não identificáveis. . Exercício não parece causar convulsões e pode realmente oferecer benefícios se você sofre com este problema.
Risco de apreensão
Neurologista e especialista em epilepsia Nathan B. Fountain da Universidade de Virginia diz que convulsões induzidas pelo exercício são Muito rara e literatura médica sobre o assunto menciona apenas três pessoas que sofreram convulsões diretamente como resultado do exercício. Ele também aponta para um importante estudo que relatou zero casos de convulsões induzidas por exercícios em mais de 15.000 pacientes durante um período de 36 anos. O neurologista Steven B. Pacia, da Universidade de Nova York, diz que um pequeno grupo de pacientes com epilepsia pode ter um risco aumentado de exercício causando uma convulsão devido a certos fatores, mas representa apenas 10% de todos os pacientes. Se você tem epilepsia, você deve discutir o exercício com seu médico para que ele possa oferecer orientação adequada e tomar as precauções necessárias.
Benefícios
Enquanto o medo de ter uma convulsão pode fazer com que você relute em participar de exercícios e Outras atividades físicas, sabe que o exercício foi mostrado para realmente beneficiar os que sofrem de epilepsia de várias maneiras. "Better Health Channel", um site criado pelo governo australiano, diz que pesquisas que examinam o cérebro de pessoas que sofrem de epilepsia durante o exercício mostraram que ele diminui a atividade das ondas cerebrais anormais que desencadeiam convulsões. Dr. Fountain também observa que vários estudos mostraram que as pessoas experimentaram menos convulsões durante os períodos de exercício regular. Ter uma condição como a epilepsia pode aumentar os sentimentos de depressão, ansiedade e isolamento social. Sofredores de epilepsia que se exercitam regularmente relatam um aumento no senso de bem-estar geral.
Exercício apropriado
Se você tem convulsões bem controladas, a maioria das formas de exercício será segura, mas você precisa tomar certas precauções, independentemente . Se você tem convulsões descontroladas, você pode ter restrições extras. Você deve discutir suas preferências de atividade com seu médico para determinar a adequação. Atividades potencialmente perigosas incluem esportes de contato, atividades que acarretam alto risco de queda, esportes aquáticos isolados ou natação, patinação no gelo, hóquei no gelo e atividades de alta altitude.
Permanecendo Seguro
Se você acabou de começar a se exercitar e Não tenho certeza de como você reagirá, você deve abster-se de atividades solo onde ninguém está por perto para ajudá-lo. Se você quer correr ou fazer alguma outra atividade solo, use uma pulseira de alerta médico para que as pessoas saibam sobre sua condição e digam a alguém para onde você está indo e quando você planeja voltar. Embora o exercício, por si só, provavelmente cause uma crise, a atividade física pode levar à desidratação e ao baixo nível de açúcar no sangue, sendo que ambos podem aumentar a probabilidade de convulsão após o exercício. Beba muitos líquidos antes, durante e após o exercício. Mantenha os carboidratos de ação rápida à mão durante o exercício e observe os sinais de baixo nível de açúcar no sangue, como dor de cabeça, náusea, tontura, confusão, agitação e fome. Não se esforce muito - a fadiga também pode aumentar o risco de convulsão, assim como a falta de sono e a temperatura corporal elevada.