O inchaço do cérebro, também conhecido como edema cerebral, e a pressão intracraniana (PIC) podem ser causados por mais de 300 condições e doenças. Assim como um tornozelo ou joelho inchará com lesão ou infecção, o mesmo acontecerá com o cérebro. O inchaço cerebral é uma condição muito séria, pois leva à compressão do tecido cerebral, levando eventualmente a uma perda de função no cérebro.
Traumatismo craniano /Concussão
O cérebro é duplamente protegido pelo cérebro. corpo, primeiro com a camada dura do osso e segundo com uma camada de líquido cefalorraquidiano (LCR). O cérebro basicamente flutua dentro do crânio no LCR. Esse fluido circula dentro e ao redor do cérebro e fornece não apenas nutrientes, mas absorção de choque para o tecido cerebral. O fluido ajuda a desacelerar o movimento do cérebro dentro do crânio. Lesões que são muito rápidas ou muito violentas, como traumatismo craniano direto ou um acidente de carro grave, farão com que o cérebro bata no crânio e cause uma contusão ou até mesmo sangramento. Este inchaço pode ser leve, causando apenas uma perda temporária de função e pouco inchaço, ou pode ser mais grave, já que os cirurgiões precisam remover parte do crânio para permitir que o cérebro inche e o líquido seja drenado.
Hidrocefalia
Esta é uma condição na qual a produção de CSF é muito alta ou não pode atingir os tecidos do cérebro devido a outros fluidos, como o sangue, estarem no caminho. O LCR flui através de canais no cérebro chamados ventrículos. Se o fluido não puder circular adequadamente, começará a se acumular nos ventrículos no interior do cérebro; Isso causa inchaço de dentro do cérebro e começa a comprimir os tecidos. Muitas doenças e condições podem causar hidrocefalia. Outro termo para isso é "água no cérebro".
Infecção
Certos tipos de bactérias, vírus e parasitas podem causar o cérebro ou partes em torno do cérebro a inchar. O cérebro tem um revestimento ao redor chamado de meninges, que é composto de três camadas. As meninges ajudam com nutrientes e suprimento de sangue para o cérebro, além de envolver a matéria cerebral, da mesma forma que a pele envolve o corpo. Certos vírus e bactérias, principalmente bactérias, podem infectar as meninges e fazê-las inchar. Como esse tecido circunda o cérebro, ele comprime a matéria cerebral e faz o cérebro inchar. Este tipo de infecção é chamado meningite. Quando o próprio tecido cerebral incha da infecção, é chamado de encefalite. A maioria dessas infecções são causadas por fontes externas, como mordidas de animais raivosos, e afetam pessoas com sistemas imunológicos debilitados. O derrame cerebral, conforme definido pela Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, é uma súbita interrupção do fluxo sangüíneo para o organismo. cérebro resultando na perda da função cerebral. Um acidente vascular cerebral pode ser causado por um vaso sanguíneo que se rompe e que estagia na área circundante ou por um vaso sanguíneo bloqueado. Qualquer forma de derrame fará com que o cérebro inche e cause déficits perceptíveis no movimento, na fala e na função geral.