A enxaqueca é mais do que uma dor de cabeça. A dor latejante característica é tipicamente acompanhada de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz ou ao som. Alguns pacientes experimentam uma aura antes do ataque de enxaqueca, que consiste em dormência ou formigamento nas mãos ou no rosto, um gosto metálico ou distúrbios visuais, como pontos cegos ou luzes piscantes. As enxaquecas complicadas são aquelas acompanhadas por sintomas neurológicos intensos.
As enxaquecas eram anteriormente classificadas como comuns, clássicas ou complicadas, explica a National Headache Foundation. As enxaquecas comuns são aquelas sem aura, enquanto as enxaquecas clássicas incluem uma aura. Enxaquecas complicadas ou complexas são tipos incomuns que incluem sintomas neurológicos que se assemelham a um derrame. Os sintomas de uma enxaqueca complicada incluem uma aura que pode durar horas ou dias ou paralisia dos músculos oculares. Pessoas com uma enxaqueca complicada também podem sentir fraqueza, dificuldade para falar ou perda de visão, observa Robert Shmerling, MD, em HealthCentral.com. As três classificações de enxaqueca não são mais usadas, porque muitas pessoas que sofrem de enxaqueca geralmente experimentam mais de um tipo.
Além dos sintomas neurológicos específicos, o termo "enxaqueca complicada" também se refere a tipos incomuns de enxaqueca, diz a fundação da dor de cabeça. A enxaqueca hemiplégica é uma forma hereditária em que os pacientes experimentam sintomas semelhantes aos do AVC. Pessoas com enxaqueca basilar experimentam uma aura com tontura ou distúrbios auditivos ou visuais em ambos os lados da cabeça. A enxaqueca retina é caracterizada por distúrbios visuais em um olho que são causados pela retina, e não pelo cérebro, como com outros tipos de enxaqueca.
A causa exata da enxaqueca é teórica, explica o Dr. Shmerling. O processo começa quando um gatilho, como um tipo específico de alimento, alergia ou flutuação hormonal, causa constrição de vasos sangüíneos no cérebro ou espasmos. A constrição reduz temporariamente o fluxo sanguíneo para certas áreas do cérebro, causando a aura. Os vasos sanguíneos, em seguida, dilatam e causam a dor unilateral característica.
As enxaquecas complicadas e incomuns são tratados da mesma forma que outros tipos de enxaqueca, embora a Fundação Cefaléia recomende consultar um especialista em enxaqueca. Medicamentos para enxaqueca se enquadram em três categorias. Os preventivos são medicamentos diários que reduzem a frequência de enxaquecas ao diminuir a dilatação dos vasos sanguíneos. Preventivos comuns incluem antidepressivos, beta-bloqueadores, divalproato de sódio ou bloqueadores dos canais de cálcio. Os analgésicos abordam a dor da enxaqueca, mas não os sintomas associados. Os exemplos incluem ibuprofeno vendido sem receita, acetaminofeno, aspirina e acetaminofeno combinado, aspirina e cafeína. Prescrição analgésicos enxaqueca incluem naproxeno e cetorolaco. Medicações abortivas atuam nos vasos sanguíneos dilatados causando a enxaqueca. Estes incluem triptanos, como sumatriptano, zolmitriptano e naratriptano, tartarato de ergotamina e dihidroergotamina.
Precauções
As enxaquecas não afetam a sua saúde geral, embora possam aumentar o risco de derrame, diz Daniel B. Hoch, Ph.D., MD, professor de neurologia na Harvard Medical School. Consulte o seu médico se o padrão ou a gravidade da sua enxaqueca mudarem, ou se a sua medicação atual perder a eficácia. Procure atendimento médico imediato se sua dor de cabeça for a pior que você já experimentou. Se você tiver sintomas neurológicos, como perda de equilíbrio ou dificuldades visuais ou de fala, pela primeira vez com a enxaqueca, procure atendimento médico de emergência. , , ] ]