Existem dois tipos de Botox, cosméticos e medicinais. O cosmético Botox é usado para suavizar rugas na testa e linhas de expressão entre as sobrancelhas para indivíduos com idades entre 18 e 65 anos. O Botox para uso médico é usado para tratar a transpiração excessiva, espasticidade dos membros superiores e problemas musculares oculares. br>
Comumente referida como torcicolo espasmódico, a distonia cervical é uma condição incurável dolorosa onde os músculos do pescoço se contraem involuntariamente, fazendo com que a cabeça incline e gire para um lado. A distonia mais comum é quando a cabeça está torcida e o queixo está apontado para um dos ombros. Esta condição provoca dor no pescoço, irradiando dor no ombro e dores de cabeça. Botox pode ajudar a aliviar a dor até quatro meses. O medicamento é injetado diretamente nos músculos associados à distonia.
Espasmos na pálpebra
Blefarospasmos farão com que as pálpebras se contraiam involuntariamente. Queixas principais com esta condição são excesso de piscar de olhos, dor nos olhos, contrações musculares ao redor dos olhos e sensibilidade à luz. O Botox é injetado diretamente nos músculos causando a tensão. Alívio vem dentro de alguns dias após o tratamento e dura até quatro meses. De acordo com a National Headache Foundation, os indivíduos com dores de cabeça de tensão crônica experimentam contrações de pressão e torno do pescoço e couro cabeludo. Sofredores sentem dor na testa, nas têmporas, na nuca e no couro cabeludo. O Botox é usado como medicação preventiva para dores de cabeça do tipo tensional. O medicamento é injetado diretamente no local da dor ou em pontos de gatilho. Os músculos associados à cefaleia tensional são o esternocleidomastóideo, temporal, frontal e occipital. Alívio pode durar de três a quatro meses. Efeitos colaterais: Os efeitos colaterais incluem sintomas comuns de resfriado, cansaço, boca seca, dor de cabeça e dor ao redor do local da injeção. Um efeito colateral grave do Botox é o botulismo. A toxina botulínica se espalhará do local injetado e afetará outras áreas do corpo. Os sintomas do botulismo são fadiga extrema, perda de força, visão dupla, alteração da voz e dificuldade para respirar e engolir.