Prilosec, também conhecido pelo nome genérico omeprazol, pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como inibidores da bomba de prótons. Inibidores da bomba de prótons são drogas usadas para suprimir a produção de ácido do estômago. Prilosec é utilizado para tratar azia frequente, doença do refluxo gastroesofágico, úlceras do estômago, úlceras duodenais e síndrome de Zollinger-Ellison. O uso a longo prazo de Prilosec pode causar vários efeitos colaterais adversos.
Fraturas ósseas
Uma fratura é uma quebra na continuidade do osso. De acordo com a Food and Drug Administration dos EUA, o uso a longo prazo de altas doses de Prilosec pode causar aumento das fraturas do quadril, do punho e da coluna vertebral. O risco de fraturas é ainda maior em pacientes com mais de 50 anos que usaram o Prilosec por muito tempo. A FDA recomenda que os médicos prescrevam doses baixas de Prilosec e para a menor duração.
Danos ao fígado
De acordo com Drugs.com, Prilosec é metabolizado no fígado. O fígado converte o Prilosec em produtos que podem ser facilmente excretados do corpo. Exposição constante do fígado a altas doses de Prilosec danifica o fígado levando a insuficiência hepática. Sinais e sintomas de insuficiência hepática incluem náuseas, dor abdominal superior direita, fezes cor de barro e amarelecimento dos olhos e da pele.
candidíase esofágica como o crescimento excessivo de fungos no esôfago. O ácido do estômago é importante na prevenção do crescimento de fungos no esôfago. De acordo com Drugs.com, o uso de Prilosec por um longo tempo cria um ambiente favorável para o crescimento de fungos no esôfago como Prilosec bloqueia a produção de ácido no estômago. Candidíase esofágica provoca deglutição dolorosa, que pode levar à perda de peso em excesso.