A azia ocorre quando o ácido estomacal volta para o esôfago - o tubo muscular que permite que a comida passe da boca até o estômago. De acordo com o American College of Gastroenterology, mais de 60 milhões de pessoas experimentam azia, também chamada de refluxo ácido, pelo menos uma vez por mês. Os sintomas do refluxo ácido variam, mas geralmente incluem uma sensação de queimação no peito. Enquanto qualquer pessoa pode experimentar azia, vários fatores aumentam especificamente o risco das mulheres da condição.
Hormonas
Mudanças hormonais em mulheres podem provocar episódios de azia. Os hormônios podem causar relaxamento da válvula na extremidade inferior do esôfago, que geralmente mantém os ácidos digestivos no estômago, permitindo que o refluxo ácido ocorra. Flutuações no estrogênio podem desempenhar um papel, mas o hormônio progesterona também é conhecido por desencadear azia. Os níveis de progesterona aumentam dramaticamente durante a gravidez, que é uma das razões pelas quais as mulheres grávidas muitas vezes experimentam enjôos matinais e azia. Da mesma forma, pílulas anticoncepcionais que contenham estrogênio ou progesterona podem causar azia. O ganho de peso é outro fator de risco para azia. O excesso de peso abdominal aumenta a pressão sobre o estômago, o que pode estimular o ácido a voltar para o esôfago. Um estudo de junho de 2006 publicado no "New England Journal of Medicine" descobriu que, de mais de 10.000 mulheres participantes, aqueles que estavam com sobrepeso e obesos eram duas a três vezes mais propensos do que as mulheres com peso normal a experimentar sintomas de refluxo ácido. Os pesquisadores notaram que mesmo a perda de peso modesta pode ajudar a melhorar a intensidade e frequência dos episódios de azia.
Medicamentos
Em alguns casos, certos medicamentos podem irritar o esôfago e desencadear sintomas de azia. As mulheres são capazes de tomar vários medicamentos que têm sido associados à irritação esofágica, incluindo antibióticos para infecções do trato urinário e medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, como aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn). Os medicamentos à base de bisfosfonatos usados para prevenir e tratar a osteoporose também podem causar sintomas esofágicos. Os agressores comuns incluem alendronato (Fosamax, Binosto), risedronato (Actonel, Atelvia) e ibandronato (Boniva). Tomar medicamentos exatamente como prescrito ajuda a prevenir o refluxo ácido. Em particular, evitar deitar por um período de tempo depois de tomar pílulas pode reduzir a probabilidade de azia.
Há uma série de opções de estilo de vida que tornam algumas mulheres mais propensas a azia do que outras. O consumo frequente de bebidas cafeinadas, incluindo café e chá, pode desencadear azia. Comer refeições com alto teor de gordura diretamente antes de dormir aumenta o risco de refluxo ácido também. Além disso, fumar e beber pesado foram associados à azia. Tenha em mente que, para as mulheres, uma bebida alcoólica por dia é considerada bebida com moderação.